Professores iniciantes e processos de indução

Professores iniciantes e processos de indução

Laurizete Ferragut Passos (org.), Adriana Teixeira Reis (org.), Patrícia Cristina Albieri de Almeida (org.) - Papirus Editora

SINOPSE

Tendo em vista a importância dos cuidados e do apoio aos professores da educação básica em seus primeiros anos de atuação, esse livro pretende contribuir com os processos ou ações de indução que podem ser mobilizados pelas escolas ou secretarias de educação em parceria com a universidade. A coletânea é fruto de um trabalho coletivo realizado por um grupo de pesquisadores que pertencem à Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (Redep) e que trabalharam sob a coordenação da professora Marli André, com o objetivo de compreender como as escolas públicas e as redes de ensino vem se organizando para acolher e acompanhar os professores iniciantes, em uma perspectiva colaborativa com os profissionais da escola básica. Os capítulos desenvolvidos em diferentes contextos e regiões do Brasil resultaram em reflexões sobre os processos de indução aos professores iniciantes e a relevância que equipes gestoras possuem no apoio a esses profissionais. O livro é um convite aos que acreditam que a renovação e o futuro da profissão docente dependem desse apoio e que ações institucionais de indução podem amenizar o impacto do início da carreira.

240 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Discursos em palavras e pergaminhos

Discursos em palavras e pergaminhos

Janguiê Diniz

Normas e técnicas para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos

Normas e técnicas para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos

Márcia Alves Faleiro de Carvalho,Selma Cristina dos Santos

A argumentação em textos escritos

A argumentação em textos escritos

Artur Gomes de Morais,Telma Ferraz Leal

Educação matemática crítica

Educação matemática crítica

Ole Skovsmose

Avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem

Avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem

Enílvia Rocha Morato Soares (org.),Benigna Villas Boas (org.)

Educação infantil e formação docente na pandemia:

Educação infantil e formação docente na pandemia:

Leda Marina (org.),Luciana Ostetto (org.)

Do MEB a WEB – o rádio na educação

Do MEB a WEB – o rádio na educação

Sandra de Fátima Pereira Tosta,Nelson De Luca Pretto

Como Passar Concursos de Escrevente do TJSP

Como Passar Concursos de Escrevente do TJSP

Bruna Vieira,Wander Garcia,Eduardo Dompieri,Henrique Subi,Luiz Dellore,Teresa Melo,André Nader Justo,André Nascimento,Enildo Garcia,Flávia Barros,Helder Satin,Leni Mouzinho Soares,Magally Dato,Tony Chalita

Percursos de inovação pedagógica: ensaios investigativos da prática docente

Percursos de inovação pedagógica: ensaios investigativos da prática docente

Adriana Justin Cerveira Kampff,João Batista Siqueira Harres

Resumo e análise de "Quincas Borba" de Machado de Assis

Resumo e análise de "Quincas Borba" de Machado de Assis

Machado de Assis,Marcella Abboud

Alfabetizar letrando na EJA

Alfabetizar letrando na EJA

Artur Gomes de Morais,Telma Ferraz Leal,Eliana Borges Correia de Albuquerque

A aventura de formar professores

A aventura de formar professores

Ilma Passos Alencastro Veiga

Jogando para ganhar

Jogando para ganhar

Roberto Motta

Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som

Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som

Martin W. Bauer,George Gaskell

Comunicação e estratégias de mobilização social

Comunicação e estratégias de mobilização social

Márcio Simeone Henriques

Alfabetização e letramento na sala de aula

Alfabetização e letramento na sala de aula

Francisca Izabel Pereira Maciel,Maria Lúcia Castanheira,Raquel Márcia Fontes Martins

Didática e prática de ensino de história

Didática e prática de ensino de história

Selva Guimarães

Edição e sociabilidades intelectuais

Edição e sociabilidades intelectuais

Luciano Mendes de Faria Filho

Como usar a biblioteca na escola

Como usar a biblioteca na escola

Bernadete Campello,Paulo da Terra Caldeira,Márcia Milton Vianna,Vera Lúcia Furst Gonçalves Abreu,Marlene Edite Pereira de Rezende,Vera Amália Amarante Macedo

A Arte de escrever com arte

A Arte de escrever com arte

Ronald Claver