Educação como resposta responsável

Educação como resposta responsável

Sonia Kramer - Papirus Editora

SINOPSE

Os textos reunidos nesse livro falam de práticas em educação, de gestos, palavras e atos necessários para enfrentar desafios, conflitos e dificuldades. Traz as aflições observadas em creches, pré-escolas e escolas, ora de uma professora que não estudou tanto tempo para se acostumar a gritar, ora de quem sente a insustentável leveza de ser e estar com crianças, diante dos dilemas da avaliação, de preconceitos e da busca por direitos. Trata da gestão como desafio de responder com grandes gestos; das urgências e sutilezas da ação escolar; de autoridade, autonomia e formação; de leitura, escrita e cultura; de língua, diversidade e preconceito – questões cruciais quando se levam em consideração a escola, as crianças, os professores e o currículo. Os capítulos ecoam trajetórias de uma história voltada à perspectiva democrática, plural e diversa, com uma visão de mundo pautada na responsabilidade e na educação como resposta responsável, que precisa ser reflexão e resistência, impedir o que constrange ou subjuga as pessoas e sempre agir com e para a liberdade, contra qualquer forma de opressão, desigualdade e preconceito.

176 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Educação democrática

Educação democrática

Christian Laval,Francis Vergne

Educação e poder

Educação e poder

Michael W. Apple

Práticas colaborativas de escrita via internet

Práticas colaborativas de escrita via internet

Petrilson Pinheiro

Autogestão na sala de aula

Autogestão na sala de aula

Ulisses F. Araújo

Oficina de dinâmica de grupos para empresas, escolas e grupos comunitários - Volume I

Oficina de dinâmica de grupos para empresas, escolas e grupos comunitários - Volume I

Simão de Miranda

A sociedade da insegurança e a violência na escola

A sociedade da insegurança e a violência na escola

Flávia Schilling

Signum v.24 n.1/ abril de 2021 (Versão Português)

Signum v.24 n.1/ abril de 2021 (Versão Português)

Viviane Bagio Furtoso,Federico Navarro,Vera Lúcia Lopes Cristovão

Por uma pedagogia da dignidade

Por uma pedagogia da dignidade

José Sérgio Carvalho

Políticas educacionais e a reestruturação da profissão do Educador

Políticas educacionais e a reestruturação da profissão do Educador

Dalila Andrade de Oliveira,Lui Min,Romuald Normand,Luis Miguel Carvalho,Louis Le Vasseur

Para onde vão a orientação e a supervisão educacional?

Para onde vão a orientação e a supervisão educacional?

Márcia Ângela da Silva Aguiar,Naura Syria Carapeto Ferreira

Escrever e brincar - Oficinas de textos

Escrever e brincar - Oficinas de textos

Ronald Claver

Educação Estatística

Educação Estatística

Celso Ribeiro Campos,Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki,Otávio Roberto Jacobini

Speaking Across Generations

Speaking Across Generations

Haydn Shaw,Darrell E. Hall

Avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem

Avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem

Enílvia Rocha Morato Soares (org.),Benigna Villas Boas (org.)

Oficina de dinâmica de grupos para empresas, escolas e grupos comunitários - Volume III

Oficina de dinâmica de grupos para empresas, escolas e grupos comunitários - Volume III

Simão de Miranda

Temas da geografia na escola básica

Temas da geografia na escola básica

Lana de Souza Cavalcanti

Novas tramas para as técnicas de ensino e estudo

Novas tramas para as técnicas de ensino e estudo

Ilma Passos Alencastro Veiga

Como não fazer uma tese

Como não fazer uma tese

Clovis Ultramari,José Carlos Fernandes

Animação cultural (A):

Animação cultural (A):

Victor Andrade de Melo

Mitos e verdades sobre o ESG

Mitos e verdades sobre o ESG

Giuliana Morrone