Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico

Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico

Benigna Maria de Freitas Villas Boas - Papirus Editora

SINOPSE

O portfólio é um dos procedimentos condizentes com a avaliação formativa. Diferentemente de outros métodos de avaliação, ele é construído pelo próprio aluno, observando os princípios de reflexão, criatividade, parceria e autonomia. Serve para vincular a avaliação ao trabalho pedagógico em que o aluno participa da tomada de decisões, de modo que ele formule suas próprias idéias, faça escolhas e não apenas cumpra prescrições do professor e da escola. Desse modo, a avaliação deixa de ser classificatória, unilateral e excludente, refletindo a aprendizagem de cada aluno. O propósito desse livro é discutir as possibilidades de uso do portfólio, tendo como ponto de referência o trabalho pedagógico do qual faz parte. Assim, discute-se a avaliação formativa e são analisadas as possibilidades da avaliação por meio do portfólio. A seguir, são apresentados dois outros componentes que integram o processo de avaliação – a observação e a entrevista –, igualmente importantes, mas de natureza diferente. A autora aborda ainda alguns dados de pesquisa e experiências em cursos de formação de professores e, ao final, tece articulações entre portfólio, avaliação e trabalho pedagógico, concluindo que esse procedimento pode contribuir para que a escola pública ofereça uma educação de qualidade. - Papirus Editora

192 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Como passar na OAB 2ª fase

Como passar na OAB 2ª fase

Henrique Subi,Robinson Barreirinhas

Entre linhas, formas e cores

Entre linhas, formas e cores

Tatiana Fecchio Gonçalves (org.),Adriana Rodrigues Dias (org.)

Como ensinar a compreender um texto?

Como ensinar a compreender um texto?

Jesus Alonso Tapia,Nuria Carriedo Lopez

Democratização da Educação Superior:

Democratização da Educação Superior:

Wagner Roberto do Amaral,Margarida de Cássia Campos,Ângela Maria de Sousa Lima

Educação como resposta responsável

Educação como resposta responsável

Sonia Kramer

A escola e a opção pelos pobres

A escola e a opção pelos pobres

Lúcio Gomes Dantas

Surdez & Educação

Surdez & Educação

Maura Corcini Lopes

Aprendizagens criativas

Aprendizagens criativas

Angela Cristina Munhoz Maluf

Educação ambiental na perspectiva da ecologia integral

Educação ambiental na perspectiva da ecologia integral

Ana Mansoldo

Docência na universidade

Docência na universidade

Marcos Masetto

Brincadeiras e dinâmicas para grupos

Brincadeiras e dinâmicas para grupos

Volney J. Berkenbrock,Emerson Souza

Como passar na OAB

Como passar na OAB

Bruna Vieira,Wander Garcia,Arthur Trigueiros,Eduardo Dompieri,Gabriela Rodrigues Pinheiro,Gustavo Nicolau,Henrique Subi,Hermes Cramacon,Luiz Dellore,Renan Flumian,Roberta Densa,Robinson Barreirinhas,Teresa Melo,Rodrigo Bordalo,Ana Paula Dompieri

Manual anticapacitista

Manual anticapacitista

Carolina Ignarra,Paloma Santos Barbosa,Billy Saga

Mobilização social: um modo de construir a democracia e a participação

Mobilização social: um modo de construir a democracia e a participação

José Bernardo Toro,Nísia Maria Duarte Furquim Werneck

Do MEB a WEB – o rádio na educação

Do MEB a WEB – o rádio na educação

Sandra de Fátima Pereira Tosta,Nelson De Luca Pretto

Esperando não se sabe o quê

Esperando não se sabe o quê

Jorge Larrosa,Cristina Antunes

Jovens Falcões

Jovens Falcões

Eduardo Lyra

Educação física cuida do corpo... e "mente"

Educação física cuida do corpo... e "mente"

João Paulo S. Medina

Aprendizagem em matemática

Aprendizagem em matemática

Silvia Dias Alcântara Machado

Como não fazer uma tese

Como não fazer uma tese

Clovis Ultramari,José Carlos Fernandes