Como não fazer uma tese

Como não fazer uma tese

Clovis Ultramari, José Carlos Fernandes - PUCPRess

SINOPSE

Dizem por aí que se conselho fosse bom, deveria ser vendido. Talvez seja uma forma de dizer que aqueles que vêm em forma de livro devem ser adquiridos. A obra de Ultramari é puro conselho. Aliás, aqui já fica o primeiro: antes de embarcar em todas as leituras que farão parte do seu repertório no mestrado ou doutorado, comece por essa. Com um estilo irônico, divertido e até mesmo "cínico", como ele mesmo diz, Clovis Ultramari garante que a leitura deste livro não seja mais um compromisso de leitura a fazer, mas sim um passatempo muito útil. Dedicada ao candidato em início de sua pesquisa de doutoramento, a obra também já se provou valiosa ao interesse dos orientadores. Seus capítulos escrutinam as principais fases da elaboração de uma tese, iniciando pela escolha do tema de pesquisa e do orientador e avançando até a sua defesa. Arquiteto urbanista e pesquisador, pós-doutor pela George Washington University, DC. e pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), a produção acadêmica de Ultramari diz respeito à cidade, seus aspectos conceituais e sua gestão. Com grande número de alunos orientados na pós-graduação, Ultramari tem a orientação e a oferta de disciplinas em nível de doutorado como matérias-primas para discutir a construção de uma tese. A contribuição deste livro vai além da discussão dos temas de interesse de um orientando e também de um orientador. Ela se dá pelo texto absolutamente sincero, pela ousadia de se posicionar inesperadamente no meio acadêmico e pelas quatro grandes características que lhe garantem uma singularidade prazerosa: 1. Serve-se, o tempo todo, de referências a outros autores, garantindo uma grande riqueza de campos de conhecimento diversos. 2. Resgata de sua memória um brilhante acervo literário para reforçar sua crença na importância da boa escrita. 3. Afasta-se, explicitamente, do modelo de manuais ou de diretrizes que se propõem a guiar o candidato passo a passo. 4. Insiste, veementemente, que devemos buscar prazer no trabalho de pesquisador, no do candidato a doutor e na relação entre eles.

150 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Heart. Soul. Mind. Strength.

Heart. Soul. Mind. Strength.

Albert Y. Hsu,Linda Doll,Andrew T. Le Peau,Robert A. Fryling,Jeffrey J. Crosby

Temas e textos em metodologia do ensino superior

Temas e textos em metodologia do ensino superior

Maria Eugênia Castanho,Sérgio Castanho

O Essencial do Direito - Box Especial - Contém Três Obras

O Essencial do Direito - Box Especial - Contém Três Obras

Cesare Beccaria,Lon L. Fuller,Rudolf Von Ihering

Estudos linguísticos em foco

Estudos linguísticos em foco

Dayme Rosane Bençal,Daniela de Souza Silva Costa

Medicina Legal

Medicina Legal

Luciana de Paula Lima Gazzola

Meu Hino

Meu Hino

Hermes,Paulo Rezzuti

Educação ambiental no Brasil

Educação ambiental no Brasil

Gustavo Ferreira da Costa Lima

Como passar na OAB

Como passar na OAB

Bruna Vieira,Wander Garcia,Arthur Trigueiros,Eduardo Dompieri,Gabriela Rodrigues Pinheiro,Gustavo Nicolau,Henrique Subi,Hermes Cramacon,Luiz Dellore,Renan Flumian,Roberta Densa,Robinson Barreirinhas,Teresa Melo,Rodrigo Bordalo,Ana Paula Dompieri

Educação Clandestina Volume 2

Educação Clandestina Volume 2

Cheron Zanini Moretti,Éder da Silva Silveira,Marcos Vilella Pereira

Educação para todos

Educação para todos

Anna Maria L. Padilha,Ivone M. de Oliveira

Ensino e aprendizagem

Ensino e aprendizagem

Nadia Aparecida de Souza

As Inteligências múltiplas e seus estímulos

As Inteligências múltiplas e seus estímulos

Celso Antunes

A Intensificação do trabalho docente

A Intensificação do trabalho docente

Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira,Nara Luciene Rocha Fidalgo,Fernando Fidalgo

Supervisão e gestão na escola

Supervisão e gestão na escola

Mary Rangel

Geografia, escola e construção de conhecimentos

Geografia, escola e construção de conhecimentos

Lana de Souza Cavalcanti

A escola mudou. Que mude a formação de professores!

A escola mudou. Que mude a formação de professores!

Ilma Passos A. Veiga,Edileuza F. da Silva

Desafios e superações na implantação e gestão de currículos inovadores no ensino superior

Desafios e superações na implantação e gestão de currículos inovadores no ensino superior

Marcos Tarciso Masetto,Cecilia Gaeta

Leituras à revelia da escola

Leituras à revelia da escola

Núbio Delanne Ferraz Mafra

Coleção Caminhos do Saber - Formação de Leitores

Coleção Caminhos do Saber - Formação de Leitores

Pura Lúcia Oliver Martins,Gabriely Teles Pereira

Virando a escola do avesso por meio da avaliação

Virando a escola do avesso por meio da avaliação

Benigna Maria de Freitas Villas Boas