A escola e a opção pelos pobres

A escola e a opção pelos pobres

Lúcio Gomes Dantas - Editora da PUCRS

SINOPSE

O presente livro trata da relação que existe entre pobreza como valor e aspectos éticos vivenciados no contexto escolar. Examina o ser pobre sob o ângulo da ética cristã e suas implicações na escola, buscando ampliar o conceito de pobreza, que vai muito além do difundido pelos organismos econômicos e governamentais. Parte-se do pressuposto de que ser pobre leva a outro entendimento de pobreza: o de viver valor ativamente. Para atender a esse propósito, duas escolas públicas do Distrito Federal foram pesquisadas, uma situada na zona urbana e outra na zona rural. Dialogou-se com os colaboradores para se conhecerem os contextos escolares e a caracterização da cultura escolar vinculada à situação de pobreza. Por fim, o convite à felicidade. Na condição de ser pobre no espírito há um modo de viver que se contrapõe à hegemonia do pensamento socioeconômico a respeito do pobre.

268 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Dinâmicas e jogos para aulas de ciências

Dinâmicas e jogos para aulas de ciências

Solimar Silva,Walas Cazassa

Brincar, reciclar e aprender na infância

Brincar, reciclar e aprender na infância

Marta Regina Furlan,Valéria Queiroz Furtado

Liderando para alta performance

Liderando para alta performance

Pedro Mandelli,Antônio Loriggio

365 Dias de Motivação Concurseira

365 Dias de Motivação Concurseira

Gabriela Knoblauch

Histórias e culturas indígenas na Educação Básica

Histórias e culturas indígenas na Educação Básica

Giovani José da Silva,Anna Maria Ribeiro F. M. da Costa

Como fazer projetos de lazer

Como fazer projetos de lazer

Leila Mirtes Santos de Magalhães Pinto

Orientação Educacional: espaço-tempo de escuta e práticas evangelizadoras

Orientação Educacional: espaço-tempo de escuta e práticas evangelizadoras

Alfredo Crestani

Registros na educação infantil

Registros na educação infantil

Luciana Esmeralda Ostetto

Formação, educação e arte:

Formação, educação e arte:

Luciana Ostetto (org.),Marta Maia (org.),Cristiana Callai (org.)

Agência de propaganda e as engrenagens da história

Agência de propaganda e as engrenagens da história

Roberto Menna Barreto

Sociologia da educação

Sociologia da educação

Elsio Lenardão

A gestão participativa na escola

A gestão participativa na escola

Heloísa Lück

Signum v.24 n.2 - agosto de 2021 (Versão Português)

Signum v.24 n.2 - agosto de 2021 (Versão Português)

Federico Navarro,Vera Lúcia Lopes Cristovão,Viviane Bagio Furtosa

Normas e técnicas para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos

Normas e técnicas para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos

Márcia Alves Faleiro de Carvalho,Selma Cristina dos Santos

Linguagem e educação – Fios que se entrecruzam na escola

Linguagem e educação – Fios que se entrecruzam na escola

Júlio César Araújo,Messias Dieb

A Geolinguística no Brasil

A Geolinguística no Brasil

Vanderci de Andrade Aguilera,Valter Pereira Romano

Leitura e produção textual

Leitura e produção textual

Odete Maria Benetti Boff,Vanilda Salton Köche,Adiane Fogali Marinello

Nove olhares sobre a supervisão

Nove olhares sobre a supervisão

Mary Rangel,Celestino A. Silva Jr.

Infância e educação infantil

Infância e educação infantil

Maria Isabel Leite,Sonia Kramer

A revoada dos anjos de Minas

A revoada dos anjos de Minas

J.D. Vital