Literatura infantil - Políticas e concepções

Literatura infantil - Políticas e concepções

Aparecida Paiva, Magda Soares - Autêntica Editora

SINOPSE

Roger Chartier afirma que "a edição é o momento em que um texto se torna um objeto e encontra leitores". As análises apresentadas neste livro sugerem que talvez seja mais pertinente dizer que a edição é o momento em que um texto se torna um objeto e procura leitores; no caso da edição de literatura infantil, os textos se tornam livros que procuram leitores na escola. E porque a Educação Infantil ainda não recebeu pleno estatuto como instituição educativa, essa primeira iniciativa de políticas públicas, no sentido de reconhecer o direito ao livro e à leitura das crianças desse nível da Educação Básica, concretizou-se por meio de um jogo de confrontos e ajustes entre políticas de edição, direcionadas para um mercado editorial ainda não reconhecido, uma cultura escolar que ainda não se convenceu inteiramente da importância do livro na Educação Infantil, e ainda atribui funções nem sempre legítimas à literatura infantil, e políticas públicas de leitura e formação de leitores que só agora buscam propiciar práticas de letramento literário nas instituições de Educação Infantil. Esperemos que seja a criança a grande vitoriosa nesse jogo. Magda Soares

136 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

História oral na sala de aula

História oral na sala de aula

Ricardo Santhiago,Valéria Barbosa de Magalhães

História & Natureza

História & Natureza

Regina Horta Duarte

A poesia vai à escola - Reflexões, comentários e dicas de atividades

A poesia vai à escola - Reflexões, comentários e dicas de atividades

Neusa Sorrenti

O Jogo como espaço para pensar

O Jogo como espaço para pensar

Rosely Palermo Brenelli

A Geografia escolar e a cidade

A Geografia escolar e a cidade

Lana de Souza Cavalcanti

Produção textual, literatura e leitura

Produção textual, literatura e leitura

Paulo Ricardo Moura da Silva

Adultos com síndrome de Down

Adultos com síndrome de Down

Maria Sylvia C. Carneiro

Gênero e diversidade: formação de educadoras/es

Gênero e diversidade: formação de educadoras/es

Cíntia Maria Teixeira,Maria Madalena Magnabosco

Empreendedorismo feminino

Empreendedorismo feminino

Letícia Hoppe,Ionara Rech,Mônica Carvalho

Práticas de modelagem matemática na educação matemática

Práticas de modelagem matemática na educação matemática

Lourdes Maria Werle de Almeida,Jussara de Loiola Araújo,Eleni Bisognin

Novas dinâmicas para grupos

Novas dinâmicas para grupos

Simão de Miranda

Desafios da educação, direitos humanos a transcendência

Desafios da educação, direitos humanos a transcendência

Clélia Peretti,Jaci de Fátima Souza Candiotto,Valquiria Elita Renk,Mirian Célia Castellain Guebert

Ética, mídia e comunicação

Ética, mídia e comunicação

Luís Mauro Sá Martino,Ângela Cristina Salgueiro Marques

Práticas de leitura e Produção de Texto

Práticas de leitura e Produção de Texto

Rita de Cássia Santos Almeida

Brincadeiras e dinâmicas para grupos

Brincadeiras e dinâmicas para grupos

Volney J. Berkenbrock,Emerson Souza

Lições de jornalismo

Lições de jornalismo

Odir Cunha

Opinião pública

Opinião pública

Walter Lippmann

Concurso de Tribunais Técnico - Nível Médio

Concurso de Tribunais Técnico - Nível Médio

Bruna Vieira,Wander Garcia,Ana Paula Garcia,Eduardo Dompieri,Gustavo Nicolau,Henrique Subi,Hermes Cramacon,Luiz Dellore,Robinson Barreirinhas,Teresa Melo,André Nader Justo,André Nascimento,Enildo Garcia,Helder Satin,Leni Mouzinho Soares,Magally Dato,Tony Chalita,Elson Garcia,Fabiano Melo,Fernanda Camargo Penteado,Gabriela Rodrigues,Rodrigo Bordalo,Savio Chalita,Flavia Barros,Ivo Tomita,Luiz Fabre,Georgia Dias,Márcio Alexandre Pereira

Fatos e dúvidas de linguagem

Fatos e dúvidas de linguagem

Evanildo Bechara

A Arte de escrever com arte

A Arte de escrever com arte

Ronald Claver