O Jogo como espaço para pensar

O Jogo como espaço para pensar

Rosely Palermo Brenelli - Papirus Editora

SINOPSE

Dada a importância do uso de jogos em contextos escolares e psicopedagógicos, fundamentados no construtivismo de Piaget, realizou-se uma intervenção pedagógica em crianças com dificuldades de aprendizagem. O propósito dessa intervenção – que utilizou os jogos Cilada e Quilles – foi desencadear o funcionamento de instrumentos psicológicos que permitissem a estruturação cognitiva das crianças e também favorecer a construção ou reconstrução de noções lógicas e aritméticas num contexto lúdico. O progresso das crianças pode ser atribuído ao fato de que, com tais procedimentos, criou-se "um espaço para pensar". Isso porque, nas situações-problema engendradas pelo jogo, o raciocínio das crianças foi desafiado, desencadeando mecanismos de regulação compensatória. Tais mecanismos intervêm no processo de "equilibração", responsável pela construção das estruturas mentais que possibilitam ao ser humano conhecer e aprender. - Papirus Editora

208 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Signum v.24 n.1/ abril de 2021 (Versão Português)

Signum v.24 n.1/ abril de 2021 (Versão Português)

Viviane Bagio Furtoso,Federico Navarro,Vera Lúcia Lopes Cristovão

Eventos

Eventos

Waldyr Gutierrez Fortes

Leituras à revelia da escola

Leituras à revelia da escola

Núbio Delanne Ferraz Mafra

Manual do facilitador para dinâmicas de grupo

Manual do facilitador para dinâmicas de grupo

Izabel Failde

Duas décadas de contribuições do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - UEL

Duas décadas de contribuições do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - UEL

Esther Gomes de Oliveira,Vera Lúcia Lopes Cristovão,Joyce Elaine de Almeida Baronas,Fabiane Cristina Altino

Mitologia Grega - Caixa 3 Volumes

Mitologia Grega - Caixa 3 Volumes

Junito de Souza Brandão

Trajetórias compartilhadas de um educador de jovens e adultos

Trajetórias compartilhadas de um educador de jovens e adultos

Leôncio Soares

Hiperatividade, impulsividade e desatenção - O que fazer e o que evitar

Hiperatividade, impulsividade e desatenção - O que fazer e o que evitar

Sara Pezzica

Avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem

Avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem

Enílvia Rocha Morato Soares (org.),Benigna Villas Boas (org.)

TOD - Transtorno de Oposição Desafiante

TOD - Transtorno de Oposição Desafiante

Gianluca Daffi

Introdução à sociologia da educação - Nova Edição

Introdução à sociologia da educação - Nova Edição

João Valdir Alves de Souza

Produção textual, literatura e leitura

Produção textual, literatura e leitura

Paulo Ricardo Moura da Silva

Vygotsky

Vygotsky

Teresa Cristina Rego

A biblioteca escolar

A biblioteca escolar

Bernadete Campello,Paulo da Terra Caldeira,Maria da Conceição Carvalho,Maria Eugênia Albino Andrade,Márcia Milton Vianna,Vera Lúcia Furst Gonçalves Abreu

Outros sujeitos, outras pedagogias

Outros sujeitos, outras pedagogias

Miguel G. Arroyo

Nos labirintos da moral - Ed. ampliada

Nos labirintos da moral - Ed. ampliada

Yves de La Taille,Mario Sergio Cortella

Coleção Janela do Saber – Desenvolvimento Infantil (Volume 1)

Coleção Janela do Saber – Desenvolvimento Infantil (Volume 1)

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira,Bruna Uller de Lara

Currículo de ciências em debate

Currículo de ciências em debate

Alice Casimiro Lopes,Elizabeth Macedo

A educação do campo e o MST

A educação do campo e o MST

David Stival

Singularidades da formação e do desenvolvimento profissional docente: contextos emergentes na educação

Singularidades da formação e do desenvolvimento profissional docente: contextos emergentes na educação

Doris Pires Vargas Bolzan,Ana Carla Hollweg Powaczuk,Marilene Gabriel Dalla Corte