O Jogo como espaço para pensar

O Jogo como espaço para pensar

Rosely Palermo Brenelli - Papirus Editora

SINOPSE

Dada a importância do uso de jogos em contextos escolares e psicopedagógicos, fundamentados no construtivismo de Piaget, realizou-se uma intervenção pedagógica em crianças com dificuldades de aprendizagem. O propósito dessa intervenção – que utilizou os jogos Cilada e Quilles – foi desencadear o funcionamento de instrumentos psicológicos que permitissem a estruturação cognitiva das crianças e também favorecer a construção ou reconstrução de noções lógicas e aritméticas num contexto lúdico. O progresso das crianças pode ser atribuído ao fato de que, com tais procedimentos, criou-se "um espaço para pensar". Isso porque, nas situações-problema engendradas pelo jogo, o raciocínio das crianças foi desafiado, desencadeando mecanismos de regulação compensatória. Tais mecanismos intervêm no processo de "equilibração", responsável pela construção das estruturas mentais que possibilitam ao ser humano conhecer e aprender. - Papirus Editora

208 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Ética, mídia e comunicação

Ética, mídia e comunicação

Luís Mauro Sá Martino,Ângela Cristina Salgueiro Marques

Sexualidade, educação e mídias

Sexualidade, educação e mídias

Ricardo Desidério

A escola e a produção textual

A escola e a produção textual

Silvia M. Gasparian Colello

Estórias de quem gosta de ensinar

Estórias de quem gosta de ensinar

Rubem Alves

Entre fatos e artefatos

Entre fatos e artefatos

Ademar Firmino dos Santos

História oral na sala de aula

História oral na sala de aula

Ricardo Santhiago,Valéria Barbosa de Magalhães

A liturgia escolar na Idade Moderna

A liturgia escolar na Idade Moderna

Carlota Boto

Ensino fundamental: Da LDB à BNCC

Ensino fundamental: Da LDB à BNCC

Ilma Passos Alencastro Veiga,Edileuza Fernandes da Silva

Guerra de urina

Guerra de urina

Altair Teixeira Martins

Ética:

Ética:

Maria Leonor P.B. Toledo (org.),Sonia Kramer (org.),Silvia Néli Falcão Barbosa (org.),Alexandra Pena (org.)

Televisão & educação - Fruir e pensar a TV

Televisão & educação - Fruir e pensar a TV

Rosa Maria Bueno Fischer

A escola vai ao cinema

A escola vai ao cinema

José de Sousa Miguel Lopes,Inês Assunção de Castro Teixeira

Desafios da aprendizagem

Desafios da aprendizagem

Lino de Macedo,Rodrigo Affonseca Bressan

Linguagem matemática na educação infantil

Linguagem matemática na educação infantil

Klinger Teodoro Ciríaco,Priscila Domingues de Azevedo

O Paradigma educacional emergente

O Paradigma educacional emergente

Maria Cândida Moraes

O ser humano em tempos de covid-19

O ser humano em tempos de covid-19

Maria Cecília B. Amorim Pilla,Rudolf von Sinner

Sentidos do trabalho - A educação continuada de professores

Sentidos do trabalho - A educação continuada de professores

Maria Emília Caixeta de Castro Lima

Percursos de inovação pedagógica: ensaios investigativos da prática docente

Percursos de inovação pedagógica: ensaios investigativos da prática docente

Adriana Justin Cerveira Kampff,João Batista Siqueira Harres

Alfabetização e letramento na sala de aula

Alfabetização e letramento na sala de aula

Francisca Izabel Pereira Maciel,Maria Lúcia Castanheira,Raquel Márcia Fontes Martins

Projeto de intervenção na escola

Projeto de intervenção na escola

Benigna Maria de Freitas Villas Boas