O Jogo como espaço para pensar

O Jogo como espaço para pensar

Rosely Palermo Brenelli - Papirus Editora

SINOPSE

Dada a importância do uso de jogos em contextos escolares e psicopedagógicos, fundamentados no construtivismo de Piaget, realizou-se uma intervenção pedagógica em crianças com dificuldades de aprendizagem. O propósito dessa intervenção – que utilizou os jogos Cilada e Quilles – foi desencadear o funcionamento de instrumentos psicológicos que permitissem a estruturação cognitiva das crianças e também favorecer a construção ou reconstrução de noções lógicas e aritméticas num contexto lúdico. O progresso das crianças pode ser atribuído ao fato de que, com tais procedimentos, criou-se "um espaço para pensar". Isso porque, nas situações-problema engendradas pelo jogo, o raciocínio das crianças foi desafiado, desencadeando mecanismos de regulação compensatória. Tais mecanismos intervêm no processo de "equilibração", responsável pela construção das estruturas mentais que possibilitam ao ser humano conhecer e aprender. - Papirus Editora

208 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Educação sexual

Educação sexual

Mary Neide Damico Figueiró

Hospital-bazar

Hospital-bazar

Altair Martins

A arte da guerra

A arte da guerra

Sun Tzu,Rafael Arrais

Os desafios da educação a partir de Paulo Freire e Walter Benjamin

Os desafios da educação a partir de Paulo Freire e Walter Benjamin

Nilo Agostini

A montanha e o videogame

A montanha e o videogame

João-Francisco Duarte

A poesia vai à escola - Reflexões, comentários e dicas de atividades

A poesia vai à escola - Reflexões, comentários e dicas de atividades

Neusa Sorrenti

Cartas aos estudantes e aos que procuram cultivar-se

Cartas aos estudantes e aos que procuram cultivar-se

Clemente Ivo Juliatto,Kleber Bez Birolo Candiotto

(Re)significações do ensino médio e protagonismo juvenil: tessituras curriculares

(Re)significações do ensino médio e protagonismo juvenil: tessituras curriculares

Marcelo Bonhemberger,Patrícia Espíndola De Lima Teixeira,Camila Da Silva Fabis,Michelle Jordão Machado

Práticas escolares de letramento literário

Práticas escolares de letramento literário

Paulo Ricardo Moura da Silva

A democratização da escola pública no estado do Paraná (1983 a 2010)

A democratização da escola pública no estado do Paraná (1983 a 2010)

Maria José Ferreira Ruiz

Ensino de língua portuguesa

Ensino de língua portuguesa

Lívia Suassuna

A imagem nos livros infantis - Caminhos para ler o texto visual

A imagem nos livros infantis - Caminhos para ler o texto visual

Graça Ramos

A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Adair Mendes Nacarato,Brenda Leme da Silva Mengali,Cármen Lúcia Brancaglion Passos

Excel para o dia a dia

Excel para o dia a dia

Welton Calil

Autogestão na sala de aula

Autogestão na sala de aula

Ulisses F. Araújo

O mundo dos jornalistas

O mundo dos jornalistas

Isabel Travancas,Alberto Dines

Ensino de história e cidadania

Ensino de história e cidadania

Selva Guimarães

Desenvolvimento cognitivo e processo de ensino aprendizagem

Desenvolvimento cognitivo e processo de ensino aprendizagem

Vitor da Fonseca

Infância, liberdade e acolhimento

Infância, liberdade e acolhimento

Tânia Campos Rezende,Vitória Regis Gabay de Sá

Educação Profissional Brasileira

Educação Profissional Brasileira

Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira,Vanessa Guerra Caires