Sociedade sem escolas

Sociedade sem escolas

Ivan Illich - Editora Vozes

SINOPSE

Não é possível discutir a proposta de uma sociedade sem escolas, com todas as suas implicações, sem voltar o olhar para esta obra, proposta por Ivan Illich ainda nos anos de 1970. Quase cinco décadas atrás, refletia o autor que "uma educação universal seria mais factível se fosse tentada por outras instituições, seguindo o estilo das escolas atuais". Para ele, nem as novas atitudes dos professores em relação aos alunos, nem a proliferação de práticas educacionais rígidas ou permissivas (na escola ou no quarto de dormir), nem a tentativa de prolongar a responsabilidade do pedagogo até absorver a própria existência de seus alunos vai conseguir a educação universal. Esta obra, agora reeditada, mantém seu imenso valor ao contribuir com conceitos válidos aos que se ocupam dessa pesquisa no campo educacional – e também aos que procuram alternativas para outras indústrias de serviço estabelecidas. Apesar de sua datação histórica, a obra recobra sua atualidade no momento em que nossa sociedade repensa suas práticas e traz novamente à discussão esta importante proposta.

152 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Crianças sem limites

Crianças sem limites

Isabela Minatel

Conexões e educação matemática

Conexões e educação matemática

Ruy Madsen Barbosa,Claudemir Murari

Estruturas sintáticas

Estruturas sintáticas

Noam Chomsky

#falaestudante!

#falaestudante!

Michelli Aparecida Daros

Debates sobre a questão indígena: histórias, contatos e saberes

Debates sobre a questão indígena: histórias, contatos e saberes

Maria Cristina dos Santos,Guilherme Galhegos Felippe

50 atitudes do professor de sucesso

50 atitudes do professor de sucesso

Solimar Silva

Resumo e análise de "Quincas Borba" de Machado de Assis

Resumo e análise de "Quincas Borba" de Machado de Assis

Machado de Assis,Marcella Abboud

Os sentidos da justiça em Aristóteles

Os sentidos da justiça em Aristóteles

Denis Coitinho

Better together: o uso de tecnologias digitais na educação do Brasil e da Espanha

Better together: o uso de tecnologias digitais na educação do Brasil e da Espanha

Lorí Viali,Gleny Terezinha Duro Guimarães

A sociedade da insegurança e a violência na escola

A sociedade da insegurança e a violência na escola

Flávia Schilling

Reflexões e práticas em pedagogia universitária

Reflexões e práticas em pedagogia universitária

Maria Isabel da Cunha

English in Brazil:

English in Brazil:

Kyria Rebeca Finardi

Avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem

Avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem

Enílvia Rocha Morato Soares (org.),Benigna Villas Boas (org.)

Políticas educacionais e a reestruturação da profissão do Educador

Políticas educacionais e a reestruturação da profissão do Educador

Dalila Andrade de Oliveira,Lui Min,Romuald Normand,Luis Miguel Carvalho,Louis Le Vasseur

Como passar em concursos de cartórios

Como passar em concursos de cartórios

Wander Garcia,Renan Flumian,Ana Paula Dompieri Garcia

Saberes docentes e autonomia dos professores

Saberes docentes e autonomia dos professores

Casemiro de Medeiros Campos

Concursos Vunesp

Concursos Vunesp

Wander Garcia,Ana Paula Garcia,André Barbieri,Alice Satin,André Braga Nader Justo

O jogo e a educação infantil

O jogo e a educação infantil

Celso Antunes

Jogando para ganhar

Jogando para ganhar

Roberto Motta

Trilhas abertas na universidade

Trilhas abertas na universidade

Marcos T. Masetto