Avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem

Avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem

Enílvia Rocha Morato Soares (org.), Benigna Villas Boas (org.) - Papirus Editora

SINOPSE

A avaliação 'das' aprendizagens, 'para' as aprendizagens e 'como' aprendizagem é praticada em toda a escola e não apenas em sala de aula. Em todos os ambientes e momentos de atividade escolar, estudantes e professores estão expostos a aprendizagens e, consequentemente, a situações de avaliação. O campo da avaliação se alarga, impulsionando a conquista de aprendizagens por todos os que atuam na escola. O livro discorre sobre as três funções da avaliação: formativa, diagnóstica e somativa, destacando a formativa, pelo fato de desenvolver-se ao longo do trabalho pedagógico. Esse processo exige a presença do feedback, da avaliação informal encorajadora, o envolvimento dos pais/responsáveis, além de recursos avaliativos variados, como o portfólio, a autoavaliação, a avaliação por colegas e outros. Os três níveis da avaliação também são abordados aqui. Além da avaliação das aprendizagens, desenvolvida em sala de aula, a escola convive com a avaliação institucional e em larga escala. A institucional se reveste de grande importância: para ela, convergem as informações oferecidas pela avaliação das aprendizagens e a avaliação em larga escala, que se efetiva por meio de exames externos. A equipe escolar as reúne, analisa e toma decisões sobre as necessidades de reorganização do trabalho pedagógico, tendo em vista sua melhoria. A lógica formativa norteia todo o processo.

112 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Educação, escola e diversidade no meio rural

Educação, escola e diversidade no meio rural

Maria Regina Clivati Capelo

Oratória poderosa: o segredo dos grandes líderes.

Oratória poderosa: o segredo dos grandes líderes.

Cláudio Cássio da Mata,P. Mistic,JBSantos,Luciana Nunes da Silva Lins

Atividades interdisciplinares de arte e meio ambiente

Atividades interdisciplinares de arte e meio ambiente

Aurora Ferreira

Liderando para alta performance

Liderando para alta performance

Pedro Mandelli,Antônio Loriggio

A física no ensino médio:

A física no ensino médio:

Márcio Barreto

A mulher vai ao cinema

A mulher vai ao cinema

José de Sousa Miguel Lopes,Inês Assunção de Castro Teixeira

Além dos muros da escola

Além dos muros da escola

César Augusto Alves da Silva

Leituras à revelia da escola

Leituras à revelia da escola

Núbio Delanne Ferraz Mafra

Leitura e escrita de adolescentes na internet e na escola

Leitura e escrita de adolescentes na internet e na escola

Sérgio Roberto Costa,Maria Teresa de Assunção Freitas

Ler e escrever na educação infantil

Ler e escrever na educação infantil

Ana Carolina Perrusi Brandão,Ester Calland de Sousa Rosa

O sentido do peregrinar humano: do nascimento ao declínio

O sentido do peregrinar humano: do nascimento ao declínio

Alfredo Crestani

Ética:

Ética:

Maria Leonor P.B. Toledo (org.),Sonia Kramer (org.),Silvia Néli Falcão Barbosa (org.),Alexandra Pena (org.)

A Geografia e as inteligências múltiplas na sala de aula

A Geografia e as inteligências múltiplas na sala de aula

Celso Antunes

Empreendedorismo feminino: protagonistas em ação

Empreendedorismo feminino: protagonistas em ação

Letícia Hoppe,Maiara Monteiro,Ionara Rech

Crianças Índigo - 10 Anos Depois

Crianças Índigo - 10 Anos Depois

Lee Carroll,Jan Tober

Better together: o uso de tecnologias digitais na educação do Brasil e da Espanha

Better together: o uso de tecnologias digitais na educação do Brasil e da Espanha

Lorí Viali,Gleny Terezinha Duro Guimarães

Teoria e Métodos de Pesquisa Social

Teoria e Métodos de Pesquisa Social

Bridget Somekh,Cathy Lewin

Adultos com síndrome de Down

Adultos com síndrome de Down

Maria Sylvia C. Carneiro

Escritos de educação

Escritos de educação

Pierre Bourdieu

Gramática Escolar da Língua Portuguesa

Gramática Escolar da Língua Portuguesa

Evanildo Bechara