(Re)significações do ensino médio e protagonismo juvenil: tessituras curriculares

(Re)significações do ensino médio e protagonismo juvenil: tessituras curriculares

Marcelo Bonhemberger, Patrícia Espíndola De Lima Teixeira, Camila Da Silva Fabis, Michelle Jordão Machado - Editora da PUCRS

SINOPSE

Diante das novas configurações curriculares de Ensino Médio, esta obra apresenta em caráter de investigação das percepções dos jovens estudantes, considerando que são esses sujeitos em desenvolvimento para um mundo em constante transformação. As jovens gerações serão as primeiras a atravessar o século XXI, o que implica no potente significado da escuta por meio da pesquisa neste momento histórico. Poder discutir o que nos evidenciam, vem a somar com a estruturação coletiva de um novo Ensino Médio que se empenha em propostas curriculares inovadoras, ativas e (co)criativas, com foco no pensamento crítico, na colaboração engajada e na construção de conhecimentos relevantes. Nesse sentido, reconhece-se a contínua aposta no diálogo com as juventudes, para e na constituição de projetos de vida significativos, através do investimento no protagonismo dos estudantes, na convivência democrática e na busca por novas formas de educar, evangelizar e promover integralmente a vida.

424 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância

Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância

Daniel Mill (org)

Biblioteca escolar e a formação de leitores

Biblioteca escolar e a formação de leitores

Rovilson José da Silva

Educação infantil e formação docente na pandemia:

Educação infantil e formação docente na pandemia:

Leda Marina (org.),Luciana Ostetto (org.)

A crise da narração

A crise da narração

Byung-Chul Han

Alfabetização e língua portuguesa

Alfabetização e língua portuguesa

Maria da Graça Costa Val

Leitura, escrita e ensino

Leitura, escrita e ensino

Victoria Wilson,Glaucia Guimarães,Isabel Cristina M. Bezerra,Iza Terezinha Gonçalves Quelhas,Mairce da Silva Araújo,Marcia Soares Alvarenga,Maria Cristina Ribas,Maria Tereza Goudard Tavares,Rafaela Corrêa Silva,Renata de Souza Moura,Rosimeri de Oliveira Dias,Simone Ribeiro Barros André,Bruno Araújo,Jacqueline de Fatima dos Santos Morais

A Reconfiguração da escola

A Reconfiguração da escola

Miguel G. Arroyo

Práticas de leitura

Práticas de leitura

Solimar Silva

38 estratégias para vencer qualquer debate: A arte de ter razão

38 estratégias para vencer qualquer debate: A arte de ter razão

Arthur Schopenhauer

A biblioteca escolar

A biblioteca escolar

Bernadete Campello,Paulo da Terra Caldeira,Maria da Conceição Carvalho,Maria Eugênia Albino Andrade,Márcia Milton Vianna,Vera Lúcia Furst Gonçalves Abreu

Avaliação da aprendizagem numa abordagem por competências

Avaliação da aprendizagem numa abordagem por competências

Gérard Scallon

Educação de pessoas surdas

Educação de pessoas surdas

Maria Regina C. Luchesi

Educação Entre a Crise e a Esperança

Educação Entre a Crise e a Esperança

Dicastério para a Cultura e a Educação

Planejamento de comunicação integrada

Planejamento de comunicação integrada

Luciene Ricciotti Vasconcelos

Os laboratórios de química no ensino médio

Os laboratórios de química no ensino médio

Moisés Alves de Oliveira

Biblioteca escolar

Biblioteca escolar

Bernadete Campello

Oratória poderosa: o segredo dos grandes líderes.

Oratória poderosa: o segredo dos grandes líderes.

Cláudio Cássio da Mata,P. Mistic,JBSantos,Luciana Nunes da Silva Lins

Histórias para dinamizar reuniões

Histórias para dinamizar reuniões

Emerson Souza,Volney J. Berkembrock

Quando a diversidade interroga a formação docente

Quando a diversidade interroga a formação docente

Júlio Emílio Diniz-Pereira,Geraldo Leão