Atlas Linguístico do Brasil

Atlas Linguístico do Brasil

Jacyra Andrade Mota, Josane Moreira de Oliveira, Silvana Soares Costa Ribeiro - EDUEL

SINOPSE

A aprendizagem com o dia a dia na construção de um projeto dessa dimensão e dessa natureza tem amplitude inimaginável, porque atinge dois importantes veios da atividade do pesquisador: o linguístico stricto sensu e o humano, cujos tentáculos avançam em muitas direções. [...] Pode parecer um longo tempo para o andamento de um projeto [...]. Temos, porém, que considerar o que recobre esse período [...]. Há de se perguntar, como administrar? Eis a questão. Uma primeira preocupação: o tempo que demanda um longo acervo para ser tratado não envelhecerá os dados, não haverá de tirar-lhes a atualidade? Posso afirmar que não. A documentação reunida é uma fotografia de um dado espaço, numa determinada época, recolhida com características rigorosamente definidas. A fotografia permanece autêntica e para sempre e onde quer que seja examinada fornecerá a visão de um momento preciso. [...] há trabalho para muitos e em sucessivos momentos, por isso incentivar a abordagem dos dados do ALiB é um caminho a ser perseguido. [...] prevalece e continua o compromisso com a Geolinguística Pluridimensional no Brasil que implica a investida continuada nos dados e, por que não dizer, até a exaustão. [...] o fardo tem sido leve porque cada um dos membros da nossa grande Família dirige e preside com competência e abnegação o que lhe cabe administrar e porque [...] imperam a harmonia, o trabalho, a seriedade, o espírito fraterno e a alegria no fazer. Sou, pois, agradecida a todos vocês e, particularmente, por me terem concedido a alegria de ver o nosso Atlas Linguístico do Brasil implantado, iniciado, com resultados já circulando [...], um sonho acadêmico que alimentei desde que me enamorei da Geolinguística. (CARDOSO, 2016, p. 13-17)

514 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Contribuições da autoavaliação institucional para a escola de educação básica

Contribuições da autoavaliação institucional para a escola de educação básica

Marcia Andreia Grochoska

A Redação (além) do Enem

A Redação (além) do Enem

Fernanda Massi

Transdisciplinaridade, criatividade e educação

Transdisciplinaridade, criatividade e educação

Maria Cândida Moraes

Orientação vocacional

Orientação vocacional

Deborah Bulbarelli Valentini

Fazer, pensar e ensinar artes cênicas

Fazer, pensar e ensinar artes cênicas

Márcia Strazzacappa (org.)

Etnografia da prática escolar

Etnografia da prática escolar

Marli André

Prática textual

Prática textual

Odete Maria Benetti Boff,Vanilda Salton Köche,Cinara Ferreira Pavani

Imprensa feminina e feminista no Brasil. Volume 1

Imprensa feminina e feminista no Brasil. Volume 1

Constância Lima Duarte

Aprendizagens criativas

Aprendizagens criativas

Angela Cristina Munhoz Maluf

Novo manual de teoria literária

Novo manual de teoria literária

Rogel Samuel

Alfabetização e letramento na sala de aula

Alfabetização e letramento na sala de aula

Francisca Izabel Pereira Maciel,Maria Lúcia Castanheira,Raquel Márcia Fontes Martins

Não foi isso que eu quis dizer!

Não foi isso que eu quis dizer!

Carol Jesper

A Educação que desejamos

A Educação que desejamos

José Manuel Moran

Formação continuada de docentes da educação básica

Formação continuada de docentes da educação básica

Vários autores

Formação de professores para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais

Formação de professores para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais

Célia Regina Vitaliano

Momentos a sós

Momentos a sós

Iran Ibrahim Jacob

Signum v.24 n.2 - agosto de 2021 (Versão Português)

Signum v.24 n.2 - agosto de 2021 (Versão Português)

Federico Navarro,Vera Lúcia Lopes Cristovão,Viviane Bagio Furtosa

Coleção Janela do Saber - Processo de Letramento

Coleção Janela do Saber - Processo de Letramento

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira,Mariana Regina Colaço

Como se dar muito bem no ENEM

Como se dar muito bem no ENEM

André Moreira Nascimento,Elson Garcia,Alexandre Moreira Nascimento,Anna Carolina Müller Queiroz,Axé Silva,Diana Ferreira Gonzales,Felipe Vasconcellos Bandeira,Leila Satin,Rodrigo Goyena Soares

Leitura e escrita de adolescentes na internet e na escola

Leitura e escrita de adolescentes na internet e na escola

Sérgio Roberto Costa,Maria Teresa de Assunção Freitas