Avaliação do texto escolar - Professor-leitor/Aluno-autor
Aracy Alves Martins, Maria da Graça Costa Val, Marildes Marinho, Gilcinei Teodoro Carvalho, Maria Helena Almeida Ribeiro Starling, Leiva Leal - Autêntica Editora
SINOPSE
Este estudo discute problemas relacionados ao ensino da língua materna, sem perder de vista sua inter-relação com o horizonte sócio-histórico em que se situa. Expõe nossa compreensão de conceitos básicos como língua, texto e escrita em função daquilo que acreditamos ser a educação, a aprendizagem e o ensino. Busca aprofundar a discussão de um processo particularmente tenso: a avaliação do texto escrito. O processo de avaliação de um texto, especialmente no contexto escolar, não deve se orientar pela simples identificação de falhas, em função de parâmetros absolutos que separam o certo e o errado. Se desejamos que nossos alunos compreendam o funcionamento da escrita e o dominem efetivamente, é preciso, entre outras medidas, redimensionar o processo de avaliação, dando-lhe alcance mais amplo. Avaliar um texto, na perspectiva que adotamos, significa considerar a multiplicidade de situações de uso da escrita e explicitar para o aluno em que aspectos seu texto parece adequado ou inadequado para as condições de leitura previstas.
160 páginas
ler amostra agora Adicionar a lista de desejosVocê também pode gostar :)
Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.