Avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem

Avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem

Enílvia Rocha Morato Soares (org.), Benigna Villas Boas (org.) - Papirus Editora

SINOPSE

Embora a avaliação das aprendizagens dos estudantes, realizada pelo professor em sala de aula, seja a mais conhecida, ela não é a única. O campo da avaliação comporta outros níveis – avaliação em larga escala e avaliação do trabalho escolar –, aos quais os resultados da avaliação das aprendizagens precisam ser articulados. A avaliação que a escola faz do trabalho que realiza assume singular importância nesse processo, sendo o gestor o seu principal coordenador. Compreender a avaliação nessa perspectiva pode ser decisivo para que todos os envolvidos no processo de escolarização se corresponsabilizem pela qualidade do trabalho desenvolvido e, por associação, pelo desempenho dos estudantes. Cabe ao gestor conduzi-la como aliada do trabalho pedagógico, possibilitando ao coletivo estabelecer a necessária parceria entre avaliação e conquista permanente de aprendizagens pelos estudantes e por toda a escola. Esta obra apresenta, de diferentes enfoques, reflexões que podem contribuir para que o trabalho do gestor caminhe nessa direção, ou seja, guiado pelo compromisso de formar integralmente os sujeitos, promovendo sua autonomia e emancipação. Trata-se da avaliação formativa posta a serviço da inclusão.

64 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Empreendedorismo feminino

Empreendedorismo feminino

Letícia Hoppe,Ionara Rech,Mônica Carvalho

Formação docente, didática e projeto político-pedagógico:

Formação docente, didática e projeto político-pedagógico:

Cleide Quixadá,Edileuza Fernandes

Vidas ameaçadas

Vidas ameaçadas

Miguel G. Arroyo

Dicionário das ideias feitas em educação

Dicionário das ideias feitas em educação

Julio Groppa Aquino,Sandra Mara Corazza

A arte de cantar e contar histórias

A arte de cantar e contar histórias

Bia Bedran

Como passar em concursos da Polícia Militar

Como passar em concursos da Polícia Militar

Eduardo Dompieri,Henrique Subi,Renan Flumian,Robinson Barreirinhas,Enildo Garcia,Flávia Barros,Helder Satin,Leni Mouzinho Soares,Alana Grimaldi,André Moreira Nascimento,Caio Grimaldi Desbrousses Monteiro,Carlos Eduardo Monteiro Peluso,Cassia Diniz,Cícero Robson Coimbra Neves,Elson Garcia,Fernando Hugo Miranda Teles,Frederico Afonso Izidoro,Nilson Rodrigues,Thiago Siqueira,Víctor Paulo de Matos,Vivian Calderoni

A construção da teoria nas ciências humanas

A construção da teoria nas ciências humanas

José D'Assunção Barros

Técnicas de ensino

Técnicas de ensino

Ilma Passos Alencastro Veiga

Percursos de inovação pedagógica: ensaios investigativos da prática docente

Percursos de inovação pedagógica: ensaios investigativos da prática docente

Adriana Justin Cerveira Kampff,João Batista Siqueira Harres

BNCC fácil

BNCC fácil

Moaci Alves Carneiro

Conversas com quem gosta de ensinar

Conversas com quem gosta de ensinar

Rubem Alves

Histórias para dinamizar reuniões

Histórias para dinamizar reuniões

Emerson Souza,Volney J. Berkembrock

Leitura

Leitura

Beatriz Pacheco,Alexandra Mansur,Editora Letra e Imagem

Gaudêncio Frigotto - Um intelectual crítico nos pequenos e nos grandes embates

Gaudêncio Frigotto - Um intelectual crítico nos pequenos e nos grandes embates

Maria Ciavatta

Educação inclusiva

Educação inclusiva

João Serapião de Aguiar

Learning 3.0

Learning 3.0

Yoris Linhares,Alexandre Magno

Educação infantil e cooperação

Educação infantil e cooperação

Marilicia Witzler Antunes Ribeiro Palmieri,Angela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco

A verdade sobre a mentira

A verdade sobre a mentira

Jacques Alkalai Wainberg

Lazer e recreação

Lazer e recreação

Nelson Carvalho Marcellino (org.)

Ginástica mental

Ginástica mental

Jorge Batllori Aguilá