Avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem

Avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem

Enílvia Rocha Morato Soares (org.), Benigna Villas Boas (org.) - Papirus Editora

SINOPSE

Embora a avaliação das aprendizagens dos estudantes, realizada pelo professor em sala de aula, seja a mais conhecida, ela não é a única. O campo da avaliação comporta outros níveis – avaliação em larga escala e avaliação do trabalho escolar –, aos quais os resultados da avaliação das aprendizagens precisam ser articulados. A avaliação que a escola faz do trabalho que realiza assume singular importância nesse processo, sendo o gestor o seu principal coordenador. Compreender a avaliação nessa perspectiva pode ser decisivo para que todos os envolvidos no processo de escolarização se corresponsabilizem pela qualidade do trabalho desenvolvido e, por associação, pelo desempenho dos estudantes. Cabe ao gestor conduzi-la como aliada do trabalho pedagógico, possibilitando ao coletivo estabelecer a necessária parceria entre avaliação e conquista permanente de aprendizagens pelos estudantes e por toda a escola. Esta obra apresenta, de diferentes enfoques, reflexões que podem contribuir para que o trabalho do gestor caminhe nessa direção, ou seja, guiado pelo compromisso de formar integralmente os sujeitos, promovendo sua autonomia e emancipação. Trata-se da avaliação formativa posta a serviço da inclusão.

64 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Os públicos justificam os meios

Os públicos justificam os meios

José Antonio Martinuzzo

Ensino de história e cidadania

Ensino de história e cidadania

Selva Guimarães

Metodologia da pesquisa

Metodologia da pesquisa

Elisabete Matallo M. de Pádua

Corpo, atividades criadoras e letramento

Corpo, atividades criadoras e letramento

Daniele Nunes Henrique Silva,Marina Teixeira Mendes de Souza Costa,Flavia Faissal de Souza

Mosaico de cinco cores

Mosaico de cinco cores

Jelson Oliveira,Kleber Bez Birolo Candiotto,Viviane Mosé,Simone Maria Malucelli Pinto,Vidal Martins,Elisangela Ferretti Manffra,Rosane Mello Santo Nicola,Cauê Krüger,Eliane Cristine Francisco Maffezzolli,Cinthia Bittencourt Spricigo

Qualquer maneira de alfabetizar vale a pena?

Qualquer maneira de alfabetizar vale a pena?

Eliana Borges Correia de Albuquerque

From Research to Teaching

From Research to Teaching

Gary M. Burge,Michael Kibbe

Atividades lúdicas para educação infantil

Atividades lúdicas para educação infantil

Angela Cristina Munhoz Maluf

Educação integral, aprendizagens e resultados sociais

Educação integral, aprendizagens e resultados sociais

Aline Zero Soares

Temas da geografia na escola básica

Temas da geografia na escola básica

Lana de Souza Cavalcanti

Vade Mecum de Doutrina da OAB

Vade Mecum de Doutrina da OAB

Cristiano Campidelli,Anna Sílvia Scofield,Bernardo Nogueira,Chris Bruno,Elisa Moreira,Flávia Campos,Francisco Menezes,Ival Heckert,José Humberto Souto Júnior,Lílian Souza,Murillo Ribeiro,Núbia Elizabette de Paula,Paulo Márcio Reis Santos,Rafael Moura,Renata Abreu,Reyvani Jabour,Thiago Raso

O jogo e a educação infantil

O jogo e a educação infantil

Celso Antunes

Escola e educação musical

Escola e educação musical

Rita Fucci-Amato

As Inteligências múltiplas e seus estímulos

As Inteligências múltiplas e seus estímulos

Celso Antunes

Ensino de gramática

Ensino de gramática

Alexsandro Silva,Ana Cláudia Pessoa,Ana Lima

Aprendizes com autismo

Aprendizes com autismo

Sílvia Ester Orrú

Lazer e recreação

Lazer e recreação

Nelson Carvalho Marcellino (org.)

Educação matemática de jovens e adultos

Educação matemática de jovens e adultos

Maria da Conceição F. R. Fonseca

Curso básico de Teorias da Comunicação

Curso básico de Teorias da Comunicação

Vera V. França,Paula G. Simões

Manual anticapacitista

Manual anticapacitista

Carolina Ignarra,Paloma Santos Barbosa,Billy Saga