Ensino de gramática

Ensino de gramática

Alexsandro Silva, Ana Cláudia Pessoa, Ana Lima - Autêntica Editora

SINOPSE

O ensino de língua materna na escola tem sido organizado, de modo geral, a partir dos eixos didáticos "leitura e compreensão de textos", "produção de textos escritos", "linguagem oral" e "análise linguística". Nesta obra, são apresentadas ao leitor reflexões sobre o eixo do ensino de língua que, atualmente, tem sido denominado "análise linguística". Esse eixo inclui o "ensino de gramática", mas não se limita a ele, pois engloba não apenas os conhecimentos relativos à norma linguística de prestígio social, mas também aqueles que se relacionam ao texto e ao discurso. O livro amplia a crescente discussão sobre o ensino da língua na escola e propõe que ela seja utilizada, nesse espaço, como uma ferramenta mais adequada de formação de sujeitos, uma ferramenta que se distancie da visão prescritiva da gramática tradicional e que proporcione ao aluno um domínio linguístico mais consistente e atual, em diferentes espaços sociais.

176 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Aplicações de Vygotsky à educação matemática

Aplicações de Vygotsky à educação matemática

Lucia Moysés

Pedagogia do teatro

Pedagogia do teatro

Narciso Telles

O re-inventar da inclusão

O re-inventar da inclusão

Maria Teresa Eglér Mantoan,Sílvia Ester Orrú

Instantâneos da escola contemporânea

Instantâneos da escola contemporânea

Julio Groppa Aquino

Leituras educadoras (Coleção O valor do professor, Vol. 4)

Leituras educadoras (Coleção O valor do professor, Vol. 4)

Gabriel Perissé

Não foi isso que eu quis dizer!

Não foi isso que eu quis dizer!

Carol Jesper

Conexões e educação matemática

Conexões e educação matemática

Ruy Madsen Barbosa,Claudemir Murari

Ensino de ciências da natureza e de matemática: contribuições teóricas e pedagógicas das tecnologias digitais

Ensino de ciências da natureza e de matemática: contribuições teóricas e pedagógicas das tecnologias digitais

Carla Martins da Silva,Cassiano Scott Puhl

Currículo

Currículo

Antonio Flavio Barbosa Moreira (org.)

Habermas com Lacan

Habermas com Lacan

José Luiz Aidar Prado

Como passar OAB Primeira Fase

Como passar OAB Primeira Fase

Bruna Vieira,Wander Garcia,Arthur Trigueiros,Eduardo Dompieri,Gustavo Nicolau,Henrique Subi,Hermes Cramacon,Luiz Dellore,Renan Flumian,Roberta Densa,Robinson Barreirinhas,Teresa Melo,Rodrigo Bordalo,Savio Chalita,Ricardo Quartim,Ana Paula Dompieri,Gabriela R. Pinheiro

365 Dias de Motivação Concurseira

365 Dias de Motivação Concurseira

Gabriela Knoblauch

Como nos tornamos professoras?

Como nos tornamos professoras?

Roseli A. Cação Fontana

A democratização da escola pública no estado do Paraná (1983 a 2010)

A democratização da escola pública no estado do Paraná (1983 a 2010)

Maria José Ferreira Ruiz

Referenciação e ideologia

Referenciação e ideologia

Euclides Hélio de Fátima Campos Borges

Leitura infantojuvenil

Leitura infantojuvenil

Lucinea Aparecida de Rezende

Cult 20 anos: melhores entrevistas

Cult 20 anos: melhores entrevistas

Daysi Bregantini,Welington Andrade

Autogestão na sala de aula

Autogestão na sala de aula

Ulisses F. Araújo

Em Torno (entorno) da Pedagogia da Variação Linguística

Em Torno (entorno) da Pedagogia da Variação Linguística

Fabiane Cristina Altino,Joyce Elaine de Almeida,Flávio Brandão-Silva

Vade Mecum Policial

Vade Mecum Policial

Bernardo Gonçalves Fernandes,Bruno Torquato Zampier Lacerda,Christiano Leonardo Gonzaga Gomes,Cristiano Campidelli,Daniel Buchmuller,Elisa Moreira Caetano Ribeiro de Lima,Flávia Campos Pereira Grandi,Francisco de Aguilar Menezes,João Paulo Ladeira,Murillo Ribeiro de Lima,Rodrigo Bello