A vida e o trabalho docente

A vida e o trabalho docente

Ivor F. Goodson - Editora Vozes

SINOPSE

À medida que a década de 1980 avançava, um controle cada vez mais centralizado era exercido sobre o currículo enquanto padrão global. Isso significava que padrões anteriores de construção e contestação ao currículo foram substituídos por um centralismo muito mais burocrático. A partir de então, a compreensão de disputas sobre o currículo e a distribuição deste seria uma empreitada muito mais sociológica e política. Em certo sentido, as disputas sobre a educação passaram de questões de construção e apresentação do currículo a questões de crença e pedagogia dos professores. Isso ocorreu porque a definição centralizada do currículo era um processo bastante oculto que não podia ser estudado ou desembaraçado da maneira anterior. Assim como o ponto de contestação passou da construção do currículo para a crença dos professores e a pedagogia em sala de aula, alguns pontos do estudo sobre o currículo também precisaram mudar, pois era nas disputas em sala de aula e nas disputas políticas escolares que poderíamos começar a entender como o currículo de fato estava sendo processado e transmitido. Logo, boa parte do meu trabalho passou da história do currículo convencional para um tipo de estudo muito mais concentrado na história de vida docente.

264 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Jornalismo organizacional

Jornalismo organizacional

Marlene Branca Sólio

História

História

Marcos Silva

Estudos das Masculinidades na Educação Física e no Esporte

Estudos das Masculinidades na Educação Física e no Esporte

Fabiano Pries Devide,Leandro Teofilo de Brito

Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico

Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico

Benigna Maria de Freitas Villas Boas

Alfabetização

Alfabetização

Silvia M. Gasparian Colello

Caminhos da educação ambiental

Caminhos da educação ambiental

Mauro Guimarães (org.)

Como ensinar a compreender um texto?

Como ensinar a compreender um texto?

Jesus Alonso Tapia,Nuria Carriedo Lopez

As modalidades das mídias II

As modalidades das mídias II

Lars Elleström

Ciência e jornalismo

Ciência e jornalismo

Cremilda Medina

Leitura infantojuvenil

Leitura infantojuvenil

Lucinea Aparecida de Rezende

Etnomatemática - Elo entre as tradições e a modernidade

Etnomatemática - Elo entre as tradições e a modernidade

Ubiratan D'Ambrosio

A Educação que desejamos

A Educação que desejamos

José Manuel Moran

Trilhas abertas na universidade

Trilhas abertas na universidade

Marcos T. Masetto

Coleção Fronteiras que Conectam: Educar para Transformar

Coleção Fronteiras que Conectam: Educar para Transformar

Mirian Célia Castellain Guebert,Daniele Saheb Pedroso,Paola Molinari

Bateria de Simulados para concursos do Delegado

Bateria de Simulados para concursos do Delegado

Bruna Vieira,Luciana de Paula Lima Gazzola,Arthur Trigueiros,Eduardo Dompieri,Gustavo Nicolau,Henrique Subi,Luiz Dellore,Renan Flumian,Roberta Densa,Robinson Barreirinhas,André Nascimento,Leni Mouzinho Soares,Vivian Calderoni,Flávia Moraes Barros,Gabriela Rodrigues,Rodrigo Bordalo,Neusa Bittar,Luciana Russo,Sávio Chalita,Ricardo Quartin

Vade Mecum Policial

Vade Mecum Policial

Bernardo Gonçalves Fernandes,Bruno Torquato Zampier Lacerda,Christiano Leonardo Gonzaga Gomes,Cristiano Campidelli,Daniel Buchmuller,Elisa Moreira Caetano Ribeiro de Lima,Flávia Campos Pereira Grandi,Francisco de Aguilar Menezes,João Paulo Ladeira,Murillo Ribeiro de Lima,Rodrigo Bello

Em Torno (entorno) da Pedagogia da Variação Linguística

Em Torno (entorno) da Pedagogia da Variação Linguística

Fabiane Cristina Altino,Joyce Elaine de Almeida,Flávio Brandão-Silva

Matizes do verbo português ficar e seus equivalentes em espanhol

Matizes do verbo português ficar e seus equivalentes em espanhol

Otávio Goes de Andrade

A solidão da criança

A solidão da criança

Francesco Tonucci

Henri Wallon

Henri Wallon

Izabel Galvão