A vida e o trabalho docente

A vida e o trabalho docente

Ivor F. Goodson - Editora Vozes

SINOPSE

À medida que a década de 1980 avançava, um controle cada vez mais centralizado era exercido sobre o currículo enquanto padrão global. Isso significava que padrões anteriores de construção e contestação ao currículo foram substituídos por um centralismo muito mais burocrático. A partir de então, a compreensão de disputas sobre o currículo e a distribuição deste seria uma empreitada muito mais sociológica e política. Em certo sentido, as disputas sobre a educação passaram de questões de construção e apresentação do currículo a questões de crença e pedagogia dos professores. Isso ocorreu porque a definição centralizada do currículo era um processo bastante oculto que não podia ser estudado ou desembaraçado da maneira anterior. Assim como o ponto de contestação passou da construção do currículo para a crença dos professores e a pedagogia em sala de aula, alguns pontos do estudo sobre o currículo também precisaram mudar, pois era nas disputas em sala de aula e nas disputas políticas escolares que poderíamos começar a entender como o currículo de fato estava sendo processado e transmitido. Logo, boa parte do meu trabalho passou da história do currículo convencional para um tipo de estudo muito mais concentrado na história de vida docente.

264 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Ensinando de um jeito que funciona

Ensinando de um jeito que funciona

Carmem Maria Sant'Anna,Fabrizia Rossetti

Representações do outro

Representações do outro

Glaucia Muniz Proença Lara,Rita de Cássia Pacheco Limberti

Como fazer projetos de lazer

Como fazer projetos de lazer

Leila Mirtes Santos de Magalhães Pinto

Como alfabetizar? Na roda com professoras dos anos iniciais

Como alfabetizar? Na roda com professoras dos anos iniciais

Marta Lima de Souza,Cecília M.A. Goulart

Soltando as amarras

Soltando as amarras

Renata Di NIzo

Quando a diversidade interroga a formação docente

Quando a diversidade interroga a formação docente

Júlio Emílio Diniz-Pereira,Geraldo Leão

Educação Sexual no dia a dia

Educação Sexual no dia a dia

Mary Neide Damico Figueiró

Brincar, reciclar e aprender na infância

Brincar, reciclar e aprender na infância

Marta Regina Furlan,Valéria Queiroz Furtado

Formação de professores e Direitos Humanos

Formação de professores e Direitos Humanos

Keila Deslandes

Formação de formadores

Formação de formadores

Mônica Castagna Molina,Maria de Fátima Almeida Martins

Matemágica

Matemágica

Fausto Arnaud Sampaio

A arte de se comunicar

A arte de se comunicar

Thich Nhat Hanh

Alternativas no ensino de didática

Alternativas no ensino de didática

Maria R.N.S. Oliveira,Marli André

Ensino de língua portuguesa

Ensino de língua portuguesa

Lívia Suassuna

A escola e a opção pelos pobres

A escola e a opção pelos pobres

Lúcio Gomes Dantas

Formação, educação e arte:

Formação, educação e arte:

Luciana Ostetto (org.),Marta Maia (org.),Cristiana Callai (org.)

Falar e escutar na sala de aula

Falar e escutar na sala de aula

Suzana Schwartz

Comunicação e estratégias de mobilização social

Comunicação e estratégias de mobilização social

Márcio Simeone Henriques

Mosaico de cinco cores

Mosaico de cinco cores

Jelson Oliveira,Kleber Bez Birolo Candiotto,Viviane Mosé,Simone Maria Malucelli Pinto,Vidal Martins,Elisangela Ferretti Manffra,Rosane Mello Santo Nicola,Cauê Krüger,Eliane Cristine Francisco Maffezzolli,Cinthia Bittencourt Spricigo

Educação e sociologia

Educação e sociologia

Émile Durkheim