A Redação (além) do Enem

A Redação (além) do Enem

Fernanda Massi - EDUEL

SINOPSE

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem se tornado de grande relevância não apenas por compor uma parte significativa da nota final do exame, mas também por ser um gênero textual que vem sendo estudado em escolas e em cursos preparatórios de maneira bastante específica. A matriz de referência para a redação do ENEM é o documento oficial que baliza os critérios de avaliação dos textos e, consequentemente, interfere na produção textual realizada pelos participantes – em sua maioria, alunos concluintes do ensino médio. Em um cenário no qual o ENEM é a principal porta de acesso ao ensino superior brasileiro, a quantidade de participantes do exame vem crescendo na mesma proporção que os cursos preparatórios e os materiais específicos para a elaboração da redação do ENEM. Este livro tem o objetivo de analisar de forma minuciosa a matriz de referência para a redação do ENEM divulgada no edital, afim de ampliar o horizonte de professores e de alunos do ensino médio para além do ENEM, visto que escrever bem não pode restringir-se a uma única situação comunicativa. Consideramos que as competências avaliadas nesse exame (norma culta, coesão e coerência textual, gênero/tipo de texto e proposta de intervenção) podem ser expandidas para outros gêneros textuais e outras circunstâncias de produção textual além desse contexto específico de produção. Entender o funcionamento da matriz de referência para a redação do ENEM, como foi feito nesta obra, ajuda-nos a entender os mecanismos de constituição do texto, que pode pertencer a diversos gêneros textuais. Acreditamos que o estudante capaz de produzir um bom texto, que respeite a norma culta da língua portuguesa, tenha coesão e coerência textual e esteja adequado ao gênero solicitado, conseguirá fazê-lo não apenas nos exames e nos vestibulares, mas também nas diversas situações comunicativas além do ENEM.

100 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Mosaico de cinco cores

Mosaico de cinco cores

Jelson Oliveira,Kleber Bez Birolo Candiotto,Viviane Mosé,Simone Maria Malucelli Pinto,Vidal Martins,Elisangela Ferretti Manffra,Rosane Mello Santo Nicola,Cauê Krüger,Eliane Cristine Francisco Maffezzolli,Cinthia Bittencourt Spricigo

Alfabetização de jovens e adultos - Em uma perspectiva de letramento

Alfabetização de jovens e adultos - Em uma perspectiva de letramento

Telma Ferraz Leal,Eliana Borges Correia de Albuquerque

Lazer e educação

Lazer e educação

Nelson Carvalho Marcellino

Sete necessidades básicas da criança

Sete necessidades básicas da criança

John Drescher

Outras terras à vista

Outras terras à vista

Inês Assunção de Castro Teixeira,Mônica Castagna Molina,Aracy Alves Martins,Rafael Litvin Villas Bôas

Atravessagem

Atravessagem

Cremilda Medina

Educação jurídica onlife

Educação jurídica onlife

Bernardo de Azevedo e Souza

Quando a diversidade interroga a formação docente

Quando a diversidade interroga a formação docente

Júlio Emílio Diniz-Pereira,Geraldo Leão

Educação física no ensino fundamental

Educação física no ensino fundamental

Marcia Regina Grespan

Saberes das lutas do movimento negro educador

Saberes das lutas do movimento negro educador

Nilma Lino Gomes

Histórias e culturas indígenas na Educação Básica

Histórias e culturas indígenas na Educação Básica

Giovani José da Silva,Anna Maria Ribeiro F. M. da Costa

Como melhorar um texto literário

Como melhorar um texto literário

Felipe Dintel,Lola Sabarich,Gabriel Perissé

Ler e escrever na educação infantil

Ler e escrever na educação infantil

Ana Carolina Perrusi Brandão,Ester Calland de Sousa Rosa

Alfabetização em valores humanos

Alfabetização em valores humanos

Edna Maria Marturano,Dâmaris Simon Camelo Borges

A família vai ao cinema

A família vai ao cinema

José de Sousa Miguel Lopes,Inês Assunção de Castro Teixeira

O texto escolar: uma história

O texto escolar: uma história

Antônio Augusto Gomes Batista

Práticas de modelagem matemática na educação matemática

Práticas de modelagem matemática na educação matemática

Lourdes Maria Werle de Almeida,Jussara de Loiola Araújo,Eleni Bisognin

Como nos tornamos professoras?

Como nos tornamos professoras?

Roseli A. Cação Fontana

Gênero e diversidade: formação de educadoras/es

Gênero e diversidade: formação de educadoras/es

Cíntia Maria Teixeira,Maria Madalena Magnabosco

Avaliação escolar, gênero e raça

Avaliação escolar, gênero e raça

Marília Pinto de Carvalho