Trilhas literárias indígenas

Trilhas literárias indígenas

Sueli de Souza Cagneti, Alcione Pauli - Autêntica Editora

SINOPSE

A partir das vozes da jovem e ancestral escrita indígena, Sueli de Souza Cagneti e Alcione Pauli propõem trilhas, neste trabalho inédito, para abordar a questão da literatura indígena na escola. São vozes jovens porque, como movimento organizado, tomaram corpo somente em 2004, mas são também ancestrais, pois as memórias desses escritores estão conectadas com suas histórias – que, passadas de geração em geração, garantiram sua presença através da oralidade. Embasadas na Lei n. 9.394, que trata da obrigatoriedade do ensino da cultura e da literatura indígena nos currículos escolares, as autoras buscam contribuir com o difícil processo de apropriação da leitura, da literatura e da reflexão sobre essa escrita, cujos parâmetros e olhares são muito diversos dos ocidentais. Para tanto, num diálogo descontraído, transitam no campo literário, organizando um bloco de histórias que contam um mito sob vários pontos de vista; conversam sobre o que é um mito, sobre a trajetória de um herói e sobre como ele se constrói. Partilham leituras de livros que remetem a outras obras de arte, priorizando, entre elas, o que entendem ser o ponto comum às escritas de vários povos indígenas. Lembram a infinidade de etnias aqui presentes, com todas as suas semelhanças e diferenças, seja na língua, nos ritos, nas guerras, nas pinturas corporais ou no relacionamento com outros grupos.

64 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Ívilis e a bolinha

Ívilis e a bolinha

Vivian Caroline Lopes

Entre linhas, formas e cores

Entre linhas, formas e cores

Tatiana Fecchio Gonçalves (org.),Adriana Rodrigues Dias (org.)

História da linguística

História da linguística

Valdir do Nascimento Flores,Gabriel de Ávila Othero,Joaquim Mattoso Camara Jr.

Motivação para ensinar e aprender

Motivação para ensinar e aprender

Suzana Schwartz

Outras terras à vista

Outras terras à vista

Inês Assunção de Castro Teixeira,Mônica Castagna Molina,Aracy Alves Martins,Rafael Litvin Villas Bôas

Educação Infantil

Educação Infantil

Angela Cristina Munhoz Maluf

Educação para todos

Educação para todos

Anna Maria L. Padilha,Ivone M. de Oliveira

Ensino fundamental: Da LDB à BNCC

Ensino fundamental: Da LDB à BNCC

Ilma Passos Alencastro Veiga,Edileuza Fernandes da Silva

Desenvolvimento sustentável

Desenvolvimento sustentável

Ana Luiza de Brasil Camargo

Aplicações de Vygotsky à educação matemática

Aplicações de Vygotsky à educação matemática

Lucia Moysés

Querido estudante negro

Querido estudante negro

Barbara Carine

A Educação que desejamos

A Educação que desejamos

José Manuel Moran

Debates sobre a questão indígena: histórias, contatos e saberes

Debates sobre a questão indígena: histórias, contatos e saberes

Maria Cristina dos Santos,Guilherme Galhegos Felippe

Coleção Janela do Saber – Desenvolvimento Socioemocional

Coleção Janela do Saber – Desenvolvimento Socioemocional

Sarah Gunha Mendes,Pura Lúcia Oliver Martins

Fatos e dúvidas de linguagem

Fatos e dúvidas de linguagem

Evanildo Bechara

Como passar em concursos de cartórios

Como passar em concursos de cartórios

Wander Garcia,Renan Flumian,Ana Paula Dompieri Garcia

Mecanismos de exclusão do mundo globalizado: um dinamismo perverso

Mecanismos de exclusão do mundo globalizado: um dinamismo perverso

Alfredo Crestani

Percursos de inovação pedagógica: ensaios investigativos da prática docente

Percursos de inovação pedagógica: ensaios investigativos da prática docente

Adriana Justin Cerveira Kampff,João Batista Siqueira Harres

Da sagrada missão pedagógica

Da sagrada missão pedagógica

Eliane Marta Teixeira Lopes

Educação e tecnologias

Educação e tecnologias

Vani Moreira Kenski