Raça e eleições no Brasil

Raça e eleições no Brasil

Carlos Machado, Luiz Augusto Campos - Editora Zouk

SINOPSE

Embora seja antiga a relação entre raça e política no Brasil, é a primeira vez que o público nacional tem em mãos um livro exclusivamente dedicado à questão racial no sistema político, mais precisamente dedicado à dinâmica eleitoral e parlamentar. Basta acompanhar com alguma periodicidade o noticiário para perceber que a política no Brasil é majoritariamente feita por homens brancos. Se mais da metade dos brasileiros se declarou preto ou pardo no último censo em 2010, a proporção desses grupos na Câmara dos Deputados girou em torno de um quarto nas eleições de 2018. Apesar desse déficit evidente de representatividade racial, apenas recentemente a sub-representação de preto(a)s e pardo(a)s no Parlamento chamou a atenção do debate público. Por que pretos e pardos têm menos chances de serem eleitos no Brasil? Medidas que visem incluir esses grupos na política são justas e democráticas? Uma vez eleitos, candidatos e candidatas negras costumam se dedicar mais a pautas antirracistas? Só político(a)s negro(a)s podem falar em nome de eleitore(a)s negro(a)s? Apenas negros deveriam preferir candidaturas negras ou todos nós deveríamos fazê-lo? Há uma relação entre democracia e desigualdades raciais? Este livro pretende ajudar a responder a algumas dessas questões. Ele reorganiza as contribuições de mais de cinco anos de pesquisas dos autores sobre a relação entre raça e política, um tema central para a democracia brasileira, mas ainda marginal nos estudos acadêmicos.

168 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Sobre moeda e inflação

Sobre moeda e inflação

Ludwig von Mises

O óbvio que ignoramos

O óbvio que ignoramos

Jacob Petry

O empreendedorismo de Israel Kirzner

O empreendedorismo de Israel Kirzner

Adriano Gianturco G.

Investimento

Investimento

Robert G. Hagstrom

Os desafios da pesquisa em história da comunicação: entre a historicidade e as lacunas da historiografia

Os desafios da pesquisa em história da comunicação: entre a historicidade e as lacunas da historiografia

Antonio Hohlfeldt,Ana Regina Rêgo,Jorge Pedro Sousa,Jaume Guillamet,Maria Berenice Machado,Alberto Pena Rodríguez

Defendendo o indefensável

Defendendo o indefensável

Walter Block

Trecho do livro Chamamento ao povo brasileiro

Trecho do livro Chamamento ao povo brasileiro

Carlos Marighella

O protocolo russo

O protocolo russo

Grigory Rodchenkov

A escolha da guerra civil

A escolha da guerra civil

Tadeu Breda,Pierre Dardot,Christian Laval,Pierre Sauvêtre,Márcia Cunha,Haud Guéguen

Pós-extrativismo e decrescimento

Pós-extrativismo e decrescimento

Tadeu Breda,Ulrich Brand,Alberto Acosta

Linguagem corporal para mulheres

Linguagem corporal para mulheres

Cornelia Topf

A mentalidade da inovação

A mentalidade da inovação

Eduardo Rieche,Lorraine Marchand,John Hanc

Liderança Saudável

Liderança Saudável

Alkíndar de Oliveira

O médico e o monstro

O médico e o monstro

Tadeu Breda,Bianca Oliveira,Túlio Cerquize,Fabio Luis Barbosa dos Santos,Fábio Fujita,Andressa Veronesi,Daniel Feldmann,Fabiana Medina

Crônicas da inovação: um olhar reflexivo e provocador sobre o cotidiano da inovação

Crônicas da inovação: um olhar reflexivo e provocador sobre o cotidiano da inovação

Gabriela Ferreira

Hackeando sua carreira

Hackeando sua carreira

Marcelo Tas

Gestão de vendas 5.0

Gestão de vendas 5.0

Claudio Tomanini

O que os homens não contam sobre negócios para as mulheres

O que os homens não contam sobre negócios para as mulheres

Christopher Flett

Ensino de ciências da natureza e de matemática: contribuições teóricas e pedagógicas das tecnologias digitais

Ensino de ciências da natureza e de matemática: contribuições teóricas e pedagógicas das tecnologias digitais

Carla Martins da Silva,Cassiano Scott Puhl

A Bíblia da Consultoria: métodos e técnicas para montar e expandir um negócio de consultoria

A Bíblia da Consultoria: métodos e técnicas para montar e expandir um negócio de consultoria

Afonso Celso da Cunha Serra,Alan Weiss Ph. D