O  Papel da pesquisa na formação e na prática dos professores

O Papel da pesquisa na formação e na prática dos professores

Marli André - Papirus Editora

SINOPSE

Existe um consenso entre os especialistas da área de educação de que a pesquisa é um elemento essencial na formação do docente. E nos últimos anos vem sendo defendida a ideia de que ela deve ser parte integrante do trabalho do professor, ou seja, de que ele deve se envolver em projetos de pesquisa-ação nas escolas ou salas de aula. No entanto, muitas questões vêm sendo formuladas quanto à forma de inserção da pesquisa na formação e na prática docente. Pergunta-se: como vem se processando a articulação entre ensino e pesquisa nas universidades e qual sua contribuição para a melhoria dos cursos de graduação? De que professor e de que pesquisa se está tratando quando se fala em professor pesquisador? Que condições tem o professor que atua nas escolas para fazer pesquisas? Que pesquisas vêm sendo produzidas? A obra busca dar subsídios para superar tanto uma visão romântica quanto uma crítica amarga sobre o potencial da pesquisa na formação e na prática docente. - Papirus Editora

144 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Cartas aos estudantes e aos que procuram cultivar-se

Cartas aos estudantes e aos que procuram cultivar-se

Clemente Ivo Juliatto,Kleber Bez Birolo Candiotto

A formação de educadores ambientais

A formação de educadores ambientais

Mauro Guimarães

Educação Física e a organização curricular

Educação Física e a organização curricular

Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma,Amauri Aparecido Bassoli Oliveira,José Augusto Victoria Palma

Vade Mecum Policial

Vade Mecum Policial

Bernardo Gonçalves Fernandes,Bruno Torquato Zampier Lacerda,Christiano Leonardo Gonzaga Gomes,Cristiano Campidelli,Daniel Buchmuller,Elisa Moreira Caetano Ribeiro de Lima,Flávia Campos Pereira Grandi,Francisco de Aguilar Menezes,João Paulo Ladeira,Murillo Ribeiro de Lima,Rodrigo Bello

Qualquer maneira de alfabetizar vale a pena?

Qualquer maneira de alfabetizar vale a pena?

Eliana Borges Correia de Albuquerque

Vidas ameaçadas

Vidas ameaçadas

Miguel G. Arroyo

A gestão participativa na escola

A gestão participativa na escola

Heloísa Lück

Infância e Inclusão: princípios inspiradores da atuação na educação infantil

Infância e Inclusão: princípios inspiradores da atuação na educação infantil

Marlene Rozek,Gabriela Dal Forno Martins,Priscilla Wagner Sternberg

Formação matemática do professor

Formação matemática do professor

Maria Manuela M. S. David,Plínio Cavalcanti Moreira

Inquietudes pedagógicas da prática docente

Inquietudes pedagógicas da prática docente

Suzana Schwartz

Formação continuada de docentes da educação básica

Formação continuada de docentes da educação básica

Elza Vidal de Castro

Infância e linguagem

Infância e linguagem

Solange Jobim e Souza

Os estudos literários em três tempos

Os estudos literários em três tempos

Roberto Acízelo de Souza

D. Maria da Cruz e a Sedição de 1736

D. Maria da Cruz e a Sedição de 1736

Carla Anastasia,Angela Vianna Botelho

Afeto em competições matemáticas inclusivas

Afeto em competições matemáticas inclusivas

Nélia Amado,Susana Carreira,Rosa Tomás Ferreira

Transtorno do espectro autista:

Transtorno do espectro autista:

Cristiane Silvestre de Paula (org.),Carlo Schmidt (org.)

Inclusão escolar

Inclusão escolar

Maura Corcini Lopes,Morgana Domênica Hattge

Dislexia: o que fazer e o que evitar

Dislexia: o que fazer e o que evitar

Moisés Sbardelotto,Filippo Barbera

Jogos e brincadeiras na educação infantil

Jogos e brincadeiras na educação infantil

Regina Ferreira de Lucena,Maria Ap. Cória-Sabini

Alfabetização em contextos monolíngue e bilíngue

Alfabetização em contextos monolíngue e bilíngue

Indrid Finger,Ubiratã Alves Kickhöfel