Jogo e civilização

Jogo e civilização

Gisele Franco de Lima Santos - EDUEL

SINOPSE

É muito comum, no meio educacional, ouvirmos discursos "inflamados" sobre a importância do jogo no processo de ensino e seu potencial motivador na aprendizagem dos indivíduos. Contudo, na maioria das vezes, não se tem conhecimento sobre a origem, a relação social, por que e para que o jogo foi sendo utilizado no decorrer da história da humanidade. Por isso, analisamos a transformação do jogo em grandes períodos de tempo e sob a ótica da teoria do processo de civilização. Antes de o jogo ser enfatizado pelo pensamento científico, ele estava inserido no cotidiano social, tanto de crianças quanto de adultos em diversos contextos históricos. Dessa forma, vimos que o jogo sempre manteve uma aproximação com a vida real, com o cotidiano de dada realidade social; no entanto, tal característica o leva a representar uma configuração mutável e dinâmica, mas, muitas vezes, pode refletir uma combinação provisória das relações que o orientam.

220 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Alfabetização de jovens e adultos

Alfabetização de jovens e adultos

Suzana Schwartz

Oficina de ludicidade na escola

Oficina de ludicidade na escola

Simão de Miranda

Educação superior e conhecimento no centenário da reforma de Córdoba

Educação superior e conhecimento no centenário da reforma de Córdoba

Maria Estela Dal Pai Franco,Sérgio Roberto Kieling Franco,Denise Balarine Cavalheiro Leite

Fastos

Fastos

Márcio Meirelles Gouvêa Júnior,Públio Ovídio Nasão

Temas da geografia na escola básica

Temas da geografia na escola básica

Lana de Souza Cavalcanti

Universo maker na educação

Universo maker na educação

Simone Ziasch,Débora Garofalo

Como se dar muito bem no ENEM

Como se dar muito bem no ENEM

André Moreira Nascimento,Elson Garcia,Alexandre Moreira Nascimento,Anna Carolina Müller Queiroz,Axé Silva,Diana Ferreira Gonzales,Felipe Vasconcellos Bandeira,Leila Satin,Rodrigo Goyena Soares

A educação pode mudar a sociedade?

A educação pode mudar a sociedade?

Michael W. Apple

Estudos do discurso

Estudos do discurso

Valdir do Nascimento Flores,Tânia Maris de Azevedo

Exercícios para o cérebro da criança

Exercícios para o cérebro da criança

Daniel J. Siegel,Tina Payne Bryson

Projeto de pesquisa

Projeto de pesquisa

Maria de Fátima Barrozo da Costa,Marco Antonio F. da Costa

Teoria Queer: Um aprendizado pelas diferenças

Teoria Queer: Um aprendizado pelas diferenças

Richard Miskolci

Alfabetização - Uma perspectiva humanista e progressista

Alfabetização - Uma perspectiva humanista e progressista

Stefânie Arca Garrido Loureiro

Construção da identidade moral e práticas educativas

Construção da identidade moral e práticas educativas

Maria Augusta Salin Gonçalves

Textos em contextos

Textos em contextos

Teresa Cristina Fernandes Teixeira,Érica de Faria Dutra,Gláuci Helena Mora Dias,Maria Aparecida Vedovelo Sarraf,Maria de Lurdes Valino,Martha Sirlene da Silva,Márcia Martins Castaldo,Nilma Guimarães,Andréa Luize,Silvia M. Gasparian

Televisão & educação - Fruir e pensar a TV

Televisão & educação - Fruir e pensar a TV

Rosa Maria Bueno Fischer

Por uma pedagogia da dignidade

Por uma pedagogia da dignidade

José Sérgio Carvalho

Coleção Caminhos do Saber – Estilos de Aprendizagem

Coleção Caminhos do Saber – Estilos de Aprendizagem

Evelise Maria Labatut Portilho,Mariane Mulak Gomes

Educação, gênero e sexualidade

Educação, gênero e sexualidade

Fernando Seffner,Jane Felipe

Interdisciplinaridade

Interdisciplinaridade

Ivani Fazenda