Jogo e civilização

Jogo e civilização

Gisele Franco de Lima Santos - EDUEL

SINOPSE

É muito comum, no meio educacional, ouvirmos discursos "inflamados" sobre a importância do jogo no processo de ensino e seu potencial motivador na aprendizagem dos indivíduos. Contudo, na maioria das vezes, não se tem conhecimento sobre a origem, a relação social, por que e para que o jogo foi sendo utilizado no decorrer da história da humanidade. Por isso, analisamos a transformação do jogo em grandes períodos de tempo e sob a ótica da teoria do processo de civilização. Antes de o jogo ser enfatizado pelo pensamento científico, ele estava inserido no cotidiano social, tanto de crianças quanto de adultos em diversos contextos históricos. Dessa forma, vimos que o jogo sempre manteve uma aproximação com a vida real, com o cotidiano de dada realidade social; no entanto, tal característica o leva a representar uma configuração mutável e dinâmica, mas, muitas vezes, pode refletir uma combinação provisória das relações que o orientam.

220 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Educação infantil e diferença

Educação infantil e diferença

Anete Abramowicz,Michel Vandenbroeck

Estudos das Masculinidades na Educação Física e no Esporte

Estudos das Masculinidades na Educação Física e no Esporte

Fabiano Pries Devide,Leandro Teofilo de Brito

Supervisão e gestão na escola

Supervisão e gestão na escola

Mary Rangel

Manifesto por uma escola cidadã

Manifesto por uma escola cidadã

Juan Delval

Avaliações mais criativas

Avaliações mais criativas

Solimar Silva

Como passar concursos diplomacia e chancelaria

Como passar concursos diplomacia e chancelaria

Wander Garcia,Renan Flumian,Teresa Melo,Rodrigo Goyena Soares,André Roncaglia de Carvalho,Anthony Rosenberg,Claudia Simionato,Eloy Gustavo de Souza,Felipe Ferreira Ramos,Fernanda Franco,Filipe Figueiredo,Guilherme Casarões,Ivo Yonamine,Leonardo Gill Correia Santos,Mark Hughes,Pedro Sloboda,Priscilla Negreiros,Rafael Merighi Valenciano,Rodrigo Armstrong,Thiago Rocha,Victor Soares Bursztyn

Vida de escritor

Vida de escritor

Eduardo Carvalho

Educação democrática

Educação democrática

Yaacov Hecht,Adriano Scandolara

A metodologia da problematização com o arco de Maguerez

A metodologia da problematização com o arco de Maguerez

Neusi Aparecida Navas Berbel

Liderando para alta performance

Liderando para alta performance

Pedro Mandelli,Antônio Loriggio

O herói e o fora da lei

O herói e o fora da lei

Carol S. Pearson,Margaret Mark

Como passar OAB Primeira Fase

Como passar OAB Primeira Fase

Bruna Vieira,Wander Garcia,Arthur Trigueiros,Eduardo Dompieri,Gustavo Nicolau,Henrique Subi,Hermes Cramacon,Luiz Dellore,Renan Flumian,Roberta Densa,Robinson Barreirinhas,Teresa Melo,Rodrigo Bordalo,Savio Chalita,Ricardo Quartim,Ana Paula Dompieri,Gabriela R. Pinheiro

Desenvolvimento sustentável

Desenvolvimento sustentável

Ana Luiza de Brasil Camargo

Registros na educação infantil

Registros na educação infantil

Luciana Esmeralda Ostetto

Assessoria de imprensa

Assessoria de imprensa

Elisa Kopplin Ferraretto,Luiz Artur Ferraretto

Por uma educação sensível

Por uma educação sensível

Rubem Alves,Raquel Alves

Conhecimento, escola e comunidade:

Conhecimento, escola e comunidade:

Telma Gimenez,Michele Salles El Kadri,Raquel Gamero,Lucas Moreira dos Anjos-Santos

Ética na comunicação

Ética na comunicação

Clóvis de Barros Filho

Educação Sexual no dia a dia

Educação Sexual no dia a dia

Mary Neide Damico Figueiró

Habermas com Lacan

Habermas com Lacan

José Luiz Aidar Prado