Culturas infantis e desigualdades sociais

Culturas infantis e desigualdades sociais

Deise Arenhart - Editora Vozes

SINOPSE

As pesquisas que tomam as culturas infantis como objeto, em sua maioria, têm tratado as crianças ignorando as marcas de suas origens sociais. Na pesquisa que deu origem ao presente livro, a autora realiza estudo com dois grupos de crianças que vivem em zonas próximas na cidade do Rio de Janeiro: um em uma favela, que frequenta escolas públicas em sua comunidade, e outro de filhos de camadas médias/altas intelectualizadas, que frequenta escola privada e tem como arquitetura um castelo. O olhar da autora se movimenta entre a infância da favela e do castelo, buscando marcas nas expressões culturais das crianças (nas quais destaca a brincadeira e as relações com o corpo) que aproximam e afastam esses dois mundos.

208 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Pedagoginga, autonomia e mocambagem

Pedagoginga, autonomia e mocambagem

Allan da Rosa

O livro grego de Jó

O livro grego de Jó

Antonio Aranha

O trabalho como princípio articulador na prática de ensino e nos estágios

O trabalho como princípio articulador na prática de ensino e nos estágios

Helena Costa Lopes de Freitas

Perspectivas educacionais e ensino de línguas

Perspectivas educacionais e ensino de línguas

Juliana Reichert Assunção Tonelli,Jonathas de Paula Chaguri

Oficina de ludicidade na escola

Oficina de ludicidade na escola

Simão de Miranda

Matemática através de brincadeiras e jogos (A)

Matemática através de brincadeiras e jogos (A)

Ivana Valéria Denófrio Aranão

Educação democrática

Educação democrática

Yaacov Hecht,Adriano Scandolara

Campus Life

Campus Life

Todd C. Ream,Drew Moser,Ernest L Boyer,Carnegie Foundation for the Advancement of Teaching,David Brooks

Cérebro do Adolescente

Cérebro do Adolescente

Daniel J. Siegel,Ana Claudia Hamati

Internacionalização da educação superior e a construção da cidadania global: existem conexões possíveis?

Internacionalização da educação superior e a construção da cidadania global: existem conexões possíveis?

Jocelia Martins Marcelino,Sirlei De Lourdes Lauxen

Textos em contextos

Textos em contextos

Teresa Cristina Fernandes Teixeira,Érica de Faria Dutra,Gláuci Helena Mora Dias,Maria Aparecida Vedovelo Sarraf,Maria de Lurdes Valino,Martha Sirlene da Silva,Márcia Martins Castaldo,Nilma Guimarães,Andréa Luize,Silvia M. Gasparian

10 lições sobre Paulo Freire

10 lições sobre Paulo Freire

Daniel Ribeiro de Almeida Chacon

Lógica e linguagem cotidiana

Lógica e linguagem cotidiana

Nílson José Machado,Marisa Ortegoza da Cunha

Falando sério - 100 brincadeiras

Falando sério - 100 brincadeiras

Dalila Jucá

Entre o espetáculo, a festa e a argumentação: Mídia, comunicação estratégica e mobilização social

Entre o espetáculo, a festa e a argumentação: Mídia, comunicação estratégica e mobilização social

Rennan Mafra

TOD - Transtorno de oposição desafiante - O que fazer e o que evitar

TOD - Transtorno de oposição desafiante - O que fazer e o que evitar

Pietro Muratori,Marina Papini

A diversidade sexual na educação e os direitos de cidadania LGBT na Escola

A diversidade sexual na educação e os direitos de cidadania LGBT na Escola

Marco Antonio Torres

Por que arte-educação?

Por que arte-educação?

João-Francisco Duarte Júnior

Ludicidade e o ensino da matemática (A)

Ludicidade e o ensino da matemática (A)

Eva Maria Siqueira Alves

O Aluno, o professor, a escola

O Aluno, o professor, a escola

Rubem Alves,Celso Antunes