Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização

Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização

Artur Gomes de Morais - Autêntica Editora

SINOPSE

O que é a consciência fonológica? Quais habilidades fazem parte dessa capacidade humana de refletir sobre as palavras e suas partes? No caso do português, quais são as habilidades de consciência fonêmica que realmente importam para uma criança se apropriar da escrita alfabética? Este livro busca esclarecer essas questões fundamentais e apresenta ao leitor uma proposta didática de orientação construtivista, com situações de ensino lúdicas, já testadas em diferentes salas de aula. Nelas, os aprendizes são motivados a "olhar para o interior das palavras" e, assim, descobrir o mistério que está por trás de escrever com o alfabeto. Utilizando jogos, poemas e cantigas, o ensino de alfabetização aqui exposto visa incentivar as crianças a assumir uma atitude curiosa e prazerosa ao brincarem com as palavras orais e escritas de nossa língua.

240 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

O Mistério das bolas de gude

O Mistério das bolas de gude

Gilberto Dimenstein

Infância

Infância

Maria Isabel Leite,Sonia Kramer

Aprender a escrita, aprender com a escrita

Aprender a escrita, aprender com a escrita

Claudia dos Santos Andrade,Eleonora Cretton Abílio,Helenice Aparecida Bastos Rocha,Inez Helena Muniz Garcia,Lídia Maria Ferreira de Oliveira,Marta Lima de Souza,Solange Maria Pinto Tavares,Vanêsa Vieira Silva de Medeiros,Angela Vidal Gonçalves,Victoria Wilson,Cecilia M. A. Goulart

Infâncias negras

Infâncias negras

Nilma Lino Gomes,Marlene de Araújo

Alternativas no ensino de didática

Alternativas no ensino de didática

Maria R.N.S. Oliveira,Marli André

Uma breve história da linguística

Uma breve história da linguística

Morgana Cambrussi,Heronides Moura

Construções discursivas de identidades educacionais

Construções discursivas de identidades educacionais

Simone Reis,Alcione Gonçalves Campos,Juliana Orsini da Silva

Alfabetismo e atitudes

Alfabetismo e atitudes

Vera Maria Masagão Ribeiro

Novas dinâmicas para grupos

Novas dinâmicas para grupos

Simão de Miranda

Coleção Janela do Saber – Desenvolvimento Socioemocional

Coleção Janela do Saber – Desenvolvimento Socioemocional

Sarah Gunha Mendes,Pura Lúcia Oliver Martins

Lições de didática

Lições de didática

Ilma Passos Alencastro Veiga

Acessibilidade em espaços culturais

Acessibilidade em espaços culturais

Viviane Panelli Sarraf

Como passar concursos delegado

Como passar concursos delegado

Wander Garcia,Bruno Zampier,Ana Paula Garcia,Renan Flumian

Didática e interdisciplinaridade

Didática e interdisciplinaridade

Ivani Fazenda

Dicionário Paulo Freire

Dicionário Paulo Freire

Danilo R. Streck,Euclides Redin,Jaime José Zitkoski

Introdução à sociologia da educação - Nova Edição

Introdução à sociologia da educação - Nova Edição

João Valdir Alves de Souza

Pesquisa qualitativa para todos

Pesquisa qualitativa para todos

Stella R. Taquette,Luciana Borges

Educação integral, aprendizagens e resultados sociais

Educação integral, aprendizagens e resultados sociais

Aline Zero Soares

Estética & Educação

Estética & Educação

Gabriel Perissé

Trabalho infância

Trabalho infância

Miguel G. Arroyo,Maurício Roberto da Silva,Maria dos Anjos Lopes Viella