Além do PT

Além do PT

Fabio Luis Barbosa dos Santos - Editora Elefante

SINOPSE

Na abertura do presente ensaio, Fabio Luis Barbosa dos Santos declara não se arrepender de ter votado e defendido o PT. Não é o único, claro. Porém, de tanto se votar e defender, naturalizou-se a identificação entre esquerda e PT. Nela reside um dos principais fatores do imobilismo político de agora. Por isso, o autor considera um imperativo político incontornável fazer o luto do PT. Diante da crise terminal que o consome, por que não ajudar seus militantes a atravessar o estágio inicial de negação — e de paranoia — em que se encontram? Ao contrário do que ainda fantasiam, não era bem um cerco que vinha se armando e fechando em torno da esquerda. Fazia tempo que o PT era a parte mais ativa desse mesmo cerco ao campo popular, que lograra afinal asfixiar e por fim desmoralizar depois de havê-lo instrumentalizado até à corda. Fabio Luis demonstra o seu argumento por um ângulo surpreendente e, ao meu ver, fulminante: enterrar essa mentalidade de cerco estendendo o luto a ser feito até a chamada onda progressista sul-americana, iniciada com a eleição de Hugo Chávez, em 1998, e que dezoito anos depois veio morrer justamente na praia petista. Vista pelo prisma desse esgotamento continental, o nosso muda inteiramente de figura. Segundo o autor, a derrocada não menos calamitosa dos governos progressistas-extrativistas se explica muito pouco pela pressão imperialista de sempre, que no limite se confunde com a história do subcontinente, e muito mais pela economia política do petismo, que projetou seu modo de regulação de conflito social, juntamente com seus famigerados "campeões nacionais", para o seu entorno estratégico regional. Menos um cerco geopolítico do que um projeto de poder exercido para conter a expectativas de mudança, não somente no país mas em toda a região. A ser assim, fica a dúvida: melancolia e luto pela esquerda petista sim, mas pelo poder petista? — Paulo Arantes

256 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Economia Circular

Economia Circular

Afonso Celso da Cunha Serra,Catherine Weetman

Fake Brazil

Fake Brazil

Guilherme Fiuza

Identitarismo

Identitarismo

Antonio Risério

O Contrato Social

O Contrato Social

Jean-Jacques Rousseau,Paulo Neves,João Carlos Brum Torres

Extremo

Extremo

Franco Berardi

Che Guevara: mito, mídia e imaginário

Che Guevara: mito, mídia e imaginário

Juan Domingues

Meu universo particular

Meu universo particular

Fred Elboni

Ensinando de um jeito que funciona

Ensinando de um jeito que funciona

Carmem Maria Sant'Anna,Fabrizia Rossetti

O poder transformador do ESG

O poder transformador do ESG

Paula Harraca

Churchill e a ciência por trás dos discursos

Churchill e a ciência por trás dos discursos

Ricardo Sondermann

Lideranças políticas no Brasil

Lideranças políticas no Brasil

Tathiana Senne Chicarino,Vera Chaia,Rosemary Segurado

Comunicação politica e emoções coletivas: Lula e os procuradores

Comunicação politica e emoções coletivas: Lula e os procuradores

Jacques Alkalai Wainberg

Homotransfobia e direitos sexuais

Homotransfobia e direitos sexuais

Keila Deslandes

Comunicação e política

Comunicação e política

Sueli Yngaunis,Guilherme Fráguas Nobre,Diólia Graziano,Devani Salomão,Cristiane Soraya Sales Moura,Clara Castellano,Cicilia Krohling Peruzzo,Ilídio Medina Pereira,Luiz Santiago,Rute V. A. Baquero,Rosemary Tenhosolo Jordão,Ricardo Fabrino Mendonça,Renata Barbosa Malva,Paula Franceschelli de Aguiar Barros,Mirta Maria Gonzaga Fernandes,Marcello Baquero,Luís R. Cardoso de Oliveira,Alain Caillé,Heloiza Matos,Ângela Marques

Modelo sustentável de ESG para cooperativas

Modelo sustentável de ESG para cooperativas

Andrea Urack Krug

A teoria da exploração do socialismo comunismo

A teoria da exploração do socialismo comunismo

Eugen von Böhm-Bawerk

Inbound Marketing

Inbound Marketing

Adriélly Calil

Competição e a atividade empresarial

Competição e a atividade empresarial

Israel M. Kirzner

Relações públicas, mercado e redes sociais

Relações públicas, mercado e redes sociais

Rafael Vergili

Negócios: Um assunto de mulheres

Negócios: Um assunto de mulheres

Ana Fontes