Teatro da obsessão: Nelson Rodrigues
Sabato Magaldi - Global Editora
SINOPSE
Nelson Rodrigues passou pelo teatro brasileiro como uma espécie de tsunami. Provocativo, demolidor, obcecado, despertou cóleras terríveis e admirações enlevadas, tal como se a realidade, por alguns momentos, se transformasse numa cena de suas próprias peças. Dentro desse clima meio surrealista, o público vaiava com furor ou aplaudia. A censura fazia a sua função, proibindo sete de suas peças. Nunca se havia visto nada semelhante na história do teatro brasileiro. Acompanhando com interesse apaixonado a carreira "do maior autor teatral brasileiro de todos os tempos, do dramaturgo que deu dimensão universal à nossa literatura dramática", Sábato Magaldi teve oportunidade de estudar toda a sua obra, peça a peça. São esses trabalhos, elaborados como prefácio ao Teatro Completo de Nelson Rodrigues, que se acham reunidos em Teatro da Obsessão: Nelson Rodrigues. Dividido em três módulos (peças psicológicas, míticas, tragédias cariocas), o livro pode ser lido como um curso de introdução à obra do autor pernambucano e uma espécie de vacina contra "os equívocos que praticamente acompanharam o lançamento de todos os espetáculos", muitos dos quais ainda vivos e robustos. Com precisão, em linguagem límpida e raciocínio claro, Sábato Magaldi analisa as peças como realidade teatral, sem perder de vista as suas repercussões na sociedade brasileira, ainda bastante preconceituosa. Numa análise técnica, ressalta a força do diálogo de Nelson Rodrigues e o fato de suas peças pertencerem "desde o início, ao domínio do teatro e da literatura, feito que não era a norma entre nós". Teatro da Obsessão é estudo fundamental à compreensão de um autor que teve "a coragem de desmascarar o homem, despido de véus embelezadores", sendo capaz de ir "ao fundo da miséria existencial, num mundo aparentemente regido pelo absurdo".
192 páginas
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