O empreendedor é o motor da sociedade. Mas por que a ciência econômica se ocupa pouco ou nada dele? No que consiste realmente a atividade empreendedora? Qual função desenvolve? O que cria? Quais suas consequências? O empreendedor quebra o equilíbrio ou ajuda a cria-lo? Qual o produto do empreendedor? O empreendedor descobre oportunidades de lucro ká existentes ou ele as cria por meio da coordenação dos planos individuais dos outros agentes econômicos, enfrentando uma incerteza radical? Quem é o empreendedor político? O que faz? Qual a diferença entre empreendedor, empresário e capitalista?
Neste livro se responderá a estas e outras interrogações através da teoria econômica da Escola Austríaca entrando no debate interno entre rothbardianos e krznerianos. O economista inglês virou ponto de referimento fundamental sobre a teoria econômica do empreendedorismo, suas teorias são a maior contraposição as de Shumpeter.
Ele mostra como o empreendedor "descobre e explora oportunidades de lucro ainda não descobertas", assim fazendo, coordena os diferentes planos individuais, ou seja: o empreendedor satisfaz demandas latentes, conectando lugares e pessoas.