
O Discurso do Ódio em Redes Sociais
Marco Aurelio Moura - Lura Editorial
SINOPSE
O discurso do ódio é um fenômeno social que está ligado à ideia de desprezo ou intolerância contra determinados grupos, menosprezando-os, desquali�ficando-os ou inferiorizando- os pelo simples fato de pertencerem àquele determinado grupo, motivado por preconceitos ligados à etnia, religião, gênero, de� ciência, orientação sexual, nacionalidade, naturalidade, dentre outros. Percebe-se a imprecisão e a complexidade do conceito sobre ódio e o provável poder que um discurso pode exercer na categorização deste fenômeno. Haveria um discurso do ódio? Aliás, o que seria o ódio e qual a importância do discurso? O que o discurso procura convencer? Pode a linguagem convencer uma multidão ou um número hipoteticamente ilimitado de pessoas a sentirem ódio? Qual conflito fundamenta o ódio? Qual seria o bem jurídico tutelado nas vítimas atingidas pelo "discurso do ódio"? Qual o papel da internet e das redes sociais neste fenômeno? A internet e a chamada sociedade da informação trouxeram revolução no trato das informações e transformação também nas relações surgidas neste novo panorama tecnológico e informacional, trazendo diversas modificações no campo da linguagem. A linguagem é entendida como ação, transformação, como um trabalho simbólico em que tomar a palavra é um ato social com todas as suas implicações, conflitos, reconhecimentos, relações de poder, constituição de identidade. É da linguagem transformada pelo uso de textos, imagens, vídeos, e compartilhamento de textos criados por outros participantes, que a redes sociais se avolumam em seus conteúdos, que em geral produzem uma sociabilidade por vezes nada ética ou pacífica.
176 páginas
ler amostra agora Adicionar a lista de desejosVocê também pode gostar :)
Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Educação integral, aprendizagens e resultados sociais
Aline Zero Soares

A Prática pedagógica do professor de didática
Ilma Passos Alencastro Veiga

Antonio Flavio Barbosa Moreira - Pesquisador em Currículo
Marlucy Alves Paraíso

Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância
Daniel Mill (org)

Práticas escolares de letramento literário
Paulo Ricardo Moura da Silva

Leitura
Beatriz Pacheco,Alexandra Mansur,Editora Letra e Imagem

Produção textual, literatura e leitura
Paulo Ricardo Moura da Silva

Teoria Queer: Um aprendizado pelas diferenças
Richard Miskolci

Speaking Across Generations
Haydn Shaw,Darrell E. Hall

Educação básica e educação superior
Ilma Passos Alencastro Veiga

Coleção Caminhos do Saber - Educação Socioemocional
Pura Lúcia Oliver Martins,Rayka Hinschinck de Paula

Educação pela pesquisa no ensino de ciências
Valderez Marina do Rosário Lima,Thelma Duarte Brandolt Borges

Cibercultura e formação de professores
Maria Teresa de Assunção Freitas

Sexualidade, educação e mídias
Ricardo Desidério

A juventude vai ao cinema
José de Sousa Miguel Lopes,Inês Assunção de Castro Teixeira,Juarez Dayrell

Entre o espetáculo, a festa e a argumentação: Mídia, comunicação estratégica e mobilização social
Rennan Mafra

A democratização da escola pública no estado do Paraná (1983 a 2010)
Maria José Ferreira Ruiz

A Geometria nos primeiros anos escolares
Maria Célia L. da Silva,Wagner R. Valente

Construção da identidade moral e práticas educativas
Maria Augusta Salin Gonçalves
