Autorregulação da aprendizagem e da motivação em diferentes contexto educativos:

Autorregulação da aprendizagem e da motivação em diferentes contexto educativos:

Sueli Édi Rufini, Deivid Alex dos Santos, Paula Mariza Zedu Alliprandini - EDUEL

SINOPSE

A aprendizagem autorregulada é o processo pelo qual indivíduos ativam, orientam e monitoram sua própria aprendizagem. Para tanto, envolve a integração das dimensões cognitivas, metacognitivas, afetivas, motivacionais, comportamentais e ambientais relacionadas ao aprender. Nesse sentido, esse processo busca o papel ativo do aluno na sua aprendizagem, oportunizando condições para o aprender a aprender. Para ser autorregulado, é considerável que o aluno tenha consciência das suas capacidades e necessidades, o que o permite escolher, dentre as várias estratégias de aprendizagem a que melhor se adequa às suas características pessoais e às exigências das tarefas escolares. Especialmente, na área da Educação, abordar sobre o tema da autorregulação da aprendizagem, tanto como aporte teórico, resultados de pesquisa e possibilidades de intervenção se faz necessário. Nesse sentido, a obra foi pensada e organizada para ser um veículo de divulgação das produções oriundas de resultados de pesquisas realizadas pelos integrantes do Grupo de Pesquisa "Cognitivismo e Educação", certificado pelo CNPq, subdividida em três seções: a Seção I apresenta quatro capítulos voltados para o aporte teórico sobre Autorregulação e Motivação; a Seção II traz cinco capítulos sobre resultados de pesquisas realizadas no contexto de cursos presenciais e a distância; e a Seção III contempla experiências e propostas de intervenção, por meio da apresentação de três capítulos. As seções organizadas em capítulos seguem a premissa, evidenciada pela literatura científica, de que a autorregulação, a autoeficácia e o nível motivacional dos estudantes, nos diferentes níveis de ensino, promovem o sucesso acadêmico. Esperamos que a leitura dos textos aqui apresentados contribua para reflexões entre os pesquisadores, profissionais da educação, estudantes em formação e para todos aqueles que compartilham conosco o interesse pelo tema.

259 páginas

ler amostra agora Adicionar a lista de desejos

Você também pode gostar :)

Os títulos que podem te interessar, de acordo com suas escolhas recentes.

Educação física no Brasil

Educação física no Brasil

Lino Castellani Filho

Ler e escrever na educação infantil

Ler e escrever na educação infantil

Ana Carolina Perrusi Brandão,Ester Calland de Sousa Rosa

Homeschooling

Homeschooling

Rodrigo Mocellin

Silenciosa Algazarra

Silenciosa Algazarra

Ana Maria Machado

A saúde na mídia

A saúde na mídia

Roxana Tabakman

Problemas gerais de linguística

Problemas gerais de linguística

Valdir do Nascimento Flores

Diário de Bollywood

Diário de Bollywood

Franthiesco Ballerini

Direito Administrativo

Direito Administrativo

Gabriela Xavier,Amanda Bastos de Moura,Luana Tainara Oliveira Dourado,Suellen Ramos César de Souza,Mateus Machado Alvarenga Jesus

Biblioteca escolar

Biblioteca escolar

Bernadete Campello

Docência na universidade

Docência na universidade

Marcos Masetto

O Essencial do Direito - Box Especial - Contém Três Obras

O Essencial do Direito - Box Especial - Contém Três Obras

Cesare Beccaria,Lon L. Fuller,Rudolf Von Ihering

Desafios interdisciplinares para a educação de crianças e adolescentes

Desafios interdisciplinares para a educação de crianças e adolescentes

Marcelo Bonhemberger,Sandro Bobrzyk

História da linguística

História da linguística

Valdir do Nascimento Flores,Gabriel de Ávila Othero,Joaquim Mattoso Camara Jr.

Formação de professores e Direitos Humanos

Formação de professores e Direitos Humanos

Keila Deslandes

O Adolescente e seus dilemas

O Adolescente e seus dilemas

Marilda Lipp

Como passar concursos CEBRASPE -Língua Portuguesa

Como passar concursos CEBRASPE -Língua Portuguesa

Henrique Subi,Magally Dato,Fernanda Franco,Rodrigo Ferreira de Lima

A mulher vai ao cinema

A mulher vai ao cinema

José de Sousa Miguel Lopes,Inês Assunção de Castro Teixeira

Construção da identidade moral e práticas educativas

Construção da identidade moral e práticas educativas

Maria Augusta Salin Gonçalves

A Intensificação do trabalho docente

A Intensificação do trabalho docente

Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira,Nara Luciene Rocha Fidalgo,Fernando Fidalgo

Ensino de História e culturas afro-brasileiras e indígenas

Ensino de História e culturas afro-brasileiras e indígenas

Amilcar Araujo Pereira,Ana Maria Monteiro